DÍZIMO E SUAS DIMENSÕES
O dízimo é uma prática milenar nas relações do homem com o Criador de todas as coisas. Deus na sua infinita bondade cumula o ser humano de tudo o que necessita. Cada povo tinha o seu modo de retribuir, de devolver ao Criador tanta bondade dispensada. Eram escolhidos os melhores frutos de seu trabalho para oferecer ao Criador, nos templos e nos lugares de culto.
A Igreja tem uma vivência concreta do dízimo. Ao invés de cobrar procura despertar na consciência de cada família a virtude do agradecimento, da gratidão a Deus por tudo o que recebe como a vida, a saúde, o trabalho, o salário, os filhos, os bens materiais, a moradia e a convivência humana na natureza pródiga que está ao seu redor. Essa virtude se materializa através de gestos concretos. O dízimo é um gesto concreto. O dízimo caracteriza a pertença consciente à Igreja.
O dízimo que as famílias devolvem na sua comunidade, conforme entendimento e fé cristã, possui três dimensões, isto é, destinos específicos:
Dimensão religiosa: Parte desses recursos é destinada à manutenção da instituição paroquial: padre, funcionários, luz, água, telefone, material: expediente, limpeza, alimentação, manutenção dos prédios da igreja, casa paroquial e salão paroquial.
Dimensão social: Entende-se como a prática da caridade. Concretamente são recursos utilizados para ajuda a necessitados e apoio a problemas sociais existentes na comunidade, bem como apoio às pastorais sociais da paróquia.
Dimensão missionária: Um percentual dos recursos do dízimo é empregado no processo de evangelização. O que significa isso? É apoio à formação e atualização de lideranças leigas e das pastorais de toda a paróquia, formação de futuros padres, formação e atualização dos padres que exercem suas atividades nas paróquias, apoio às atividades missionárias e aos programas de comunicação.
Um novo olhar para nossa Igreja faz a diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário