Dia 03 Quarta-feira
19 hs
Na Capela Nsa Sra do Perpétuo Socorro - Bairro Ferroviária
domingo, 31 de julho de 2011
Liturgia da Semana Nacional da Familia
Atenção equipes de liturgia das comunidades:
PREPARAR LITURGIA COM O FOLDER e vocações;
AS LEITURAS SERÃO:
Gn 2,18-25
Sl 100(99)
Lc 2,41-52
Oração pelas famílias --- no folder
PREPARAR LITURGIA COM O FOLDER e vocações;
AS LEITURAS SERÃO:
Gn 2,18-25
Sl 100(99)
Lc 2,41-52
Oração pelas famílias --- no folder
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Encontro Meceps
Aconteceu no dia 19 de julho o encontro bimestral dos MECEPS da Paróquia Nsa Sra de Fátima. Quase todos estiveram presentes.
Programação fim de mês
Programação fim de mês
SEX 29
18 hs Missa na Matriz
19:30 - Reuniao com Festeiros da Romaria
SÁB 30
15:15 - Encontro Grupo de Oração Jovem
18 hs - Missa na Matriz
DOM 31
7:50 MISSA capela São José
9 hs Missa na Matriz
19 hs Missa na Matriz
SEX 29
18 hs Missa na Matriz
19:30 - Reuniao com Festeiros da Romaria
SÁB 30
15:15 - Encontro Grupo de Oração Jovem
18 hs - Missa na Matriz
DOM 31
7:50 MISSA capela São José
9 hs Missa na Matriz
19 hs Missa na Matriz
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Homilia do dia 17/07
XVI - Domingo do Tempo Comum
Será que alguns pensam que a cabeça foi feita somente para colocar o boné? Parece-me absurdo questionar-me dessa maneira. Mas, devido ao que se vê hoje em dia, sinto uma forte tentação de fazer tais interrogações. Por via das dúvidas, é interessante deixar bem claro: a cabeça foi feita para se usar, para pensar.
O cristão tem que usar os dotes de inteligência que o Senhor lhe concedeu colocando-os ao serviço do Reino de Deus. Uma das prioridades na nossa vida deveria ser, portanto, a formação: humana, profissional, espiritual, intelectual. E, nesse sentido, a formação para as virtudes é importantíssima. Um filho de Deus bem formado é uma joia maravilhosa no meio do mundo atual. A superficialidade e falta de vigor mental é uma das grandes dificuldades que podemos encontrar à hora de realizar o nosso apostolado. Por isso é importante que nós mesmos estejamos bem formados para entender, compreender e atuar com audácia apostólica. Necessitaríamos ser mais estratégicos.
Há um filme violentíssimo e bem realista, “Tropa de elite”, no qual o decidido capitão Nascimento ensina, por ocasião do duríssimo treinamento dos novos candidatos, uma palavra em várias línguas: estratégia. Você se lembra daquela cena? Excetuando a maneira de pronunciá-la, a palavra era quase igual nas diversas línguas utilizadas no filme. O cristão, em qualquer lugar em que estiver, deve ser santamente estratégico no seu apostolado. Tem que utilizar a inteligência auxiliada pela graça de Deus, tem que ser esperto e ganhar muitas pessoas para as fileiras de Deus.
Se perguntássemos a alguma planta herbácea da qual sai o trigo se ela se sente feliz em ser plantada na terra, ainda que junto a ela e nela mesma se infiltre o joio, não obteríamos resposta. As plantas não pensam. O ser humano, maravilha da criação, pensa inclusive sobre o próprio pensar e, portanto, pode ir dando respostas cada vez mais perfeitas às suas interrogações.
Na semana passada falávamos da importância das parábolas e da exposição da fé de maneira acessível. Isso não significa renunciar á linguagem teológica, aos conceitos da tradição, mas procurar ter a capacidade de traduzi-los. Desta maneira, introduziremos as pessoas no campo de Deus, da Escritura, da Tradição, da graça e, como consequência de tudo isso, as insertaremos na glória.
A Igreja Católica, sendo Santa, sempre fugiu dos diversos puritanismos, rigorismos e da mentalidade de seita, ou seja, duma visão estreita e separatista. Ela deseja que os seus filhos estejam no meio do mundo, convivendo com os seus iguais, como o bom trigo, e no mesmo campo que o joio. No entanto, o trigo não se sente mal, não se sente estranho no seu próprio ambiente. Se tivesse consciência, o trigo saberia que aquele é o seu lugar natural, deve estar aí, nem deseja que o plantem nos ares, aí não sobreviveria. Ainda que o joio, esta planta que engloba os vegetais e cresce às suas custas, lhe subtraia algumas energias, deve continuar aí no mesmo lugar.
Como o cristão é da terra, está inserido nas coisas deste mundo e as ama, tem que ter as ideias bem claras. Sem formação não poderá informar o mundo com a forma que Cristo quer para esse mundo. Que tipo de formação? É muito importante que esteja bem formado nos “rudimentos” da fé, deve ter pelo menos uma linha geral da história sagrada que se nos narra na Bíblia e ter uma informação amplia pelo menos dos últimos documentos mais importantes do Magistério da Igreja. Mais concretamente, o conhecimento da Sagrada Escritura, do Catecismo da Igreja Católica e dos documentos do Concílio Vaticano II é importantíssimo. Seria interessante que nos programássemos para, pouco a pouco, ir lendo esses três livros e ter sempre uma pessoa de referência para que possamos perguntar-lhe algumas coisas que não entenderemos na nossa leitura.
Com as ideias claras é preciso lutar por vivê-las. Todo o amplo mundo das virtudes humanas que podemos resumir nas quatro cardeais –prudência, justiça, fortaleza e temperança– e das virtudes teologais –fé, esperança e caridade– deveria ser o campo de um trabalho pessoal, constante e alegre. Não nos esqueçamos de que Deus teve a iniciativa, ele nos amou e colocou no nosso coração a capacidade de amá-lo.
Pe. Magnus Camargo
Secretaria paroquial
NESTA TERÇA-FEIRA DIA 19 EM VIRTUDE DO ENCONTRO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS(AS) DA MITRA DIOCESANA DE CRUZ ALTA -- A IGREJA MATRIZ E A SECRETARIA PAROQUIAL NÃO ESTARÃO ABERTAS.
VOLTA A FUNCIONAR NORMALMENTE NA QUARTA-FEIRA!
VOLTA A FUNCIONAR NORMALMENTE NA QUARTA-FEIRA!
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Agenda Missas Julho
AGENDA DAS MISSAS
MATRIZ
MISSAS:
SEX – 18 hs
SÁB – 18 hs
DOM – 9 hs
19 hs
COMUNIDADE SÃO JOSÉ
DOM às 7:50 hs
TRIDUO EM HONRA A Nsa. Sra. do Carmo
Dias 14-15 e 16 às 19 hs c/ Missa
Festa dia 17 DOM c/ missa às 10:30 hs
COMUNIDADE NSA SRA DAS GRAÇAS
Dia 02 SÁB – às 19:30 hs missa
COMUNIDADE NSA SRA APARECIDA
Dia 06 QUA – às 10 hs missa
COMUNIDADE SÃO LUCAS
Dia 06 QUA – às 14 hs missa
COMUNIDADE NSA SRA DA SALETE
Dia 07 QUI – às 19 hs missa
COMUNIDADE ACELINO FLORES
Dia 08 SEX – às 19:30 hs missa
COMUNIDADE SÃO JUDAS TADEU
Dia 09 SÁB – às 19:30 hs missa
COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO
Dia 10 DOM – às 10:30 hs missa
COMUNIDADE PERPÉTUO SOCORRO
Dia 13 QUA – às 19 hs missa
COMUNIDADE MENINO JESUS
Dia 15 SEX – às 19:30 hs missa
COMUNIDADE RAINHA DOS APÓSTOLOS
Dia 16 SÁB – às 16 hs missa
COMUNIDADES STA TEREZINHA
DIA 23 SÁB - ÀS 16 hs missa
COMUNIDADE SANT’ANA
Dia 24 DOM – às 10:40 hs missa c/ festa da Padroeira e pelo colono e motorista
Administração
O lucro de uma festa, seja nas capelas ou na matriz,
COMO E NO QUE DEVE SER APLICADO ESTE VALOR?
Conforme consta no REGIMENTO DOS CONSELHOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO da Diocese de Cruz Alta – RS, aprovado em 11 de junho de 2003. No Capitulo XII Art. 49 – O resultado liquido de festa e promoções, após dedução de 30 % (destinando-se 20% à Paróquia e 10% à Mitra Diocesana de Cruz Alta), 70% pertence à respectiva comunidade.
& 1º - Dos 20% destinados à Paróquia 10% é para a manutenção do veículo da paróquia (combustível, oficina e eventual fundo para a substituição do veículo depreciado) e 10% para a formação de leigos.
& 3º - O percentual de 70% das festas e promoções, destinado à comunidade pode ser utilizado somente para construções novas, reformas, aquisições de móveis e equipamentos, mediante aprovação do CADCOM (Coordenação da capela) e do CPEA (Conselho paroquial de economia e administração).
EDITORIAL
EDITORIAL
Estamos já avançando no segundo semestre deste ano de 2011. É tempo de olharmos para a metade da jornada realizada até o momento, e assim percebermos o quanto já fizemos e ainda o que temos à fazer nos próximos meses. A caminhada paroquial depende do empenho e dedicação de cada paroquiano, da cidade ou da lavoura. Seja na liturgia, na pastoral do batismo, na catequese familiar, as coordenações administrativas e tantas outras pastorais, movimentos e serviços, todos podem e devem se dedicar à evangelização à construção dos Reino de Deus.
Sabemos que uma Igreja viva e atuante, que possa evangelizar ainda mais depende da sua ajuda, da sua colaboração. E a Igreja de Deus vive do DÍZIMO, este é sinal da sua gratidão à Deus, pois cada vez mais devemos nos dar conta de que tudo o que temos e somos é por graça de Deus. É com o Dízimo que a Igreja de Deus consegue aplicar na Dimensão religiosa: é destinada à manutenção da instituição paroquial; já a Dimensão social: Entende-se como a prática da caridade, seja a pastoral da criança, o atendimento a Comunidade Terapêutica AJEN e tantas outras; e por fim a Dimensão missionária: Um percentual dos recursos do dízimo é empregado no processo de evangelização, na formação de lideranças, de Ministros da Eucaristia, com os cursos retiros realizados aqui em Cruz Alta ou mesmo em outras cidades quando necessário. Por isso, este mês o Mensageiro trás um demonstrativo do dízimo de cada uma das capelas neste primeiro semestre, assim cada um pode ver com o quanto colaborou com a sua Igreja, com a manutenção dela, já que os valores de festas e ou promoções são aplicados em reformas e ou melhorias.
Estão adiantadas os preparativos para a Semana da Família no mês de agosto, por isso lembramos que o material esta disponível e cada comunidade poderá desenvolver atividades junto com a catequese sobre este tema. Também esta disponível o material da 60ª Romaria de Fátima.
Sejamos cada vez mais “gratos” pequenos gestos que nos dão significativas oportunidades de abandonar a nossa mentalidade do “eu, eu, eu” e focalizar em outra pessoa.
Um verdadeiro e sincero "Obrigado" quer dizer: “reconheço o que você fez por mim e o aprecio por tê-lo feito”. Sejamos gratos com os nossos irmãos e principalmente gratos para com Deus, através da devolução do Dízimo. Parabéns a todos os colonos (agricultores) motoristas pelo seu empenho e incansável dedicação na produção e transporte por todo este país.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
DÍZIMO E SUAS DIMENSÕES
DÍZIMO E SUAS DIMENSÕES
O dízimo é uma prática milenar nas relações do homem com o Criador de todas as coisas. Deus na sua infinita bondade cumula o ser humano de tudo o que necessita. Cada povo tinha o seu modo de retribuir, de devolver ao Criador tanta bondade dispensada. Eram escolhidos os melhores frutos de seu trabalho para oferecer ao Criador, nos templos e nos lugares de culto.
A Igreja tem uma vivência concreta do dízimo. Ao invés de cobrar procura despertar na consciência de cada família a virtude do agradecimento, da gratidão a Deus por tudo o que recebe como a vida, a saúde, o trabalho, o salário, os filhos, os bens materiais, a moradia e a convivência humana na natureza pródiga que está ao seu redor. Essa virtude se materializa através de gestos concretos. O dízimo é um gesto concreto. O dízimo caracteriza a pertença consciente à Igreja.
O dízimo que as famílias devolvem na sua comunidade, conforme entendimento e fé cristã, possui três dimensões, isto é, destinos específicos:
Dimensão religiosa: Parte desses recursos é destinada à manutenção da instituição paroquial: padre, funcionários, luz, água, telefone, material: expediente, limpeza, alimentação, manutenção dos prédios da igreja, casa paroquial e salão paroquial.
Dimensão social: Entende-se como a prática da caridade. Concretamente são recursos utilizados para ajuda a necessitados e apoio a problemas sociais existentes na comunidade, bem como apoio às pastorais sociais da paróquia.
Dimensão missionária: Um percentual dos recursos do dízimo é empregado no processo de evangelização. O que significa isso? É apoio à formação e atualização de lideranças leigas e das pastorais de toda a paróquia, formação de futuros padres, formação e atualização dos padres que exercem suas atividades nas paróquias, apoio às atividades missionárias e aos programas de comunicação.
Um novo olhar para nossa Igreja faz a diferença.
Catequese JULHO
DIA 06/07 – às 19 hs Enc Catequese Familiar = PRÉ-EUCARISTIA
DIA 13/07 – às 19 hs Enc Catequese Familiar 2º ano EUCARISTIA
DIA 20/07 – às 19 hs Enc PRÉ-CRISMA
Atendimento da Coordenadora da Catequese Paroquial todas as
SEGUNDA-FEIRAS das 13:30hs às 17:30 hs e
SEXTAS-FEIRAS das 8 hs às 11:30 hs.
Pastoral da Visitação
Nesta terça-feira dia 06 aconteceu o encontro de formação da pastoral da visitação (que visita os doentes nos hospitais da cidade). Com alegria o grupo passou a contar com mais seis integrantes.
Assinar:
Postagens (Atom)