quarta-feira, 30 de outubro de 2013

VISITA PASTORAL

 EM NOVEMBRO O BISPO DIOCESANO fara a Visita Pastoral 2013 nas Paróquias da cidade de Cruz Alta
Estamos nos aproximando da Visita Pastoral 2013 nas Paróquias da cidade de Cruz Alta. Lembramos que a natureza da Visita Pastoral é:
·         «O Bispo tem a obrigação de visitar a Diocese todos os anos na totalidade ou em parte, de forma que, ao menos de cinco em cinco anos, visite toda a Diocese pessoalmente ou, se estiver legitimamente impedido, através do Bispo Coadjutor, do Bispo Auxiliar, ou do Vigário Geral ou Episcopal, ou de um outro presbítero ».678 (Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos).
·         A visita pastoral é uma das formas, corroborada pela experiência dos séculos, com a qual o Bispo mantém contatos pessoais com o clero e com os outros membros do Povo de Deus. É uma ocasião de reavivar as energias dos obreiros evangélicos, de os louvar, encorajar e consolar, como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa. A visita permite-lhe, além disso, avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica.
·         A visita pastoral é, portanto, uma ação apostólica que o Bispo deve efetuar pela caridade pastoral que o apresenta em concreto como princípio e fundamento visível da unidade na Igreja particular. 679 Para as comunidades e instituições que a recebem, a visita é um acontecimento de graça que de algum modo reflete aquela tão especial visita com a qual o supremo « pastor » (1 Pe 5, 4) e guardião das nossas almas (cf. 1 Pe 2, 25), Jesus Cristo, visitou e redimiu o seu povo (cf. Lc 1, 68).680(Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos).
·         À visita pastoral estão sujeitas « as pessoas, instituições católicas, coisas e lugares sagrados que se situem no âmbito da Diocese »,681 (Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos).
Com esse intuito queremos que a mesma seja um momento forte da Paróquia (não será feitas visitas as comunidades), de animação e renovação. Teremos momentos comunitários na Paróquia e visitas oficiais ao prefeito(e seu secretariado), a câmara dos vereadores, aos Meios de Comunicação Social (Rádio, Jornal, TV) e Obras de Assistência Social e verificações dos Livros. (Essa visita não contemplará as escolas).
 Por isso estamos enviando o material de preparação:
VISITA PASTORAL 2013
Tema: “Reaviva o dom de Deus que há em ti”. (2Tm 1,6)
Objetivo: Ver e Reanimar os Serviços da Comunidade.

(Perguntas que as comunidades, pastorais, serviços e movimentos deverão responder até o final do Mês de outubro)
Ver: Preparar antes para apresentar no início do encontro do primeiro dia:
1)      Como estamos articulados na nossa ação evangelizadora (VER)?
a)      O que nos faz louvar a Deus do que temos.
b)      E o que nos faz pedir perdão do que vimos.

2)      Quais as pastorais e serviços e o numero de pessoas envolvidas em cada uma delas?

Julgar: Fundamentação: Três Vertentes da mesma fonte: EsperançaCaridade (Ministério da Palavra; Ministério da Liturgia; Ministério da Caridade)

Agir: Assumir (a partir do que vimos e refletimos – no final do encontro). 

1ª Dia 06 nov (noite) (Reunião com os agentes da: CATEQUESE - Setor Bíblico-Catequético – SAV – Setor Juventude; LITURGIA – MECEPEs – Canto Litúrgico Pastoral – Leitores; CARIDADE – Pastorais Sociais/Pastoral do Dízimo).

2ª Dia 07 nov (noite) (Reunião com os agentes das Coordenações Administrativas das Comunidades - CADCOMs das comunidades é o ADMINISTRATIVO). 
O administrativo que está a serviço da Pastoral
a)      Estrutura da diocese;
b)      Questões jurídicas;
c)       Questões administrativas;
d)      A co-responsabilidade na administração;
e)      Processos.

3ª Dia 08 nov (noite) Celebração de Encerramento. (Todo o Povo dever ser convidado). 

Que a preparação da Visita Pastoral, nos motive para a renovação e animação de nossas comunidades e paróquias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário