terça-feira, 22 de outubro de 2013

MISSÃO DO PROFESSOR

A MISSÃO DO PROFESSOR
O educador Paulo Freire dizia que a educação não muda o mundo. A educação muda o homem que muda o mundo. Não é fácil refletir por esta via, porque a mídia fala muito em educação como se fosse algo que aconteça no imediatismo dos interesses políticos.
Educar é um processo de longo prazo ou pelo menos no desenvolvimento de uma geração. Essa é a consciência de todos os que trabalham com alunos. É também a consciência de todos os pais que acompanham o crescimento e o desenvolvimento de seus filhos.
O mundo é um encanto e, no entanto, a humanidade está cheia de dúvidas e estupefação diante da fantástica tecnologia presente em todos os setores. É no meio desse turbilhão de criatividade que o professor atua e desenvolve seus métodos educativos.
O vazio criado pela tecnologia na visão do ser humano é difícil de ser compreendido. É o motivo pelo qual a profissão é tão pouco procurada, tanto na formação universitária quanto no preenchimento dos recursos humanos das escolas. Parte desse problema se deve aos escassos estímulos do professor como agente da educação. Mas o principal problema desse fenômeno moderno é a ausência de equilíbrio entre o material e o humano. Como despertar a consciência de valores permanentes para a existência harmoniosa do ser humano se a tecnologia, a informação, a rede social, a internet se sobrepõe a tudo? Grande é o dilema do professor numa sala onde os alunos têm sua atenção concentrada nos celulares e tablets.
O grande desafio de ser professor numa época cheia de propostas da eficiência tecnológica, através de produtos de fácil aquisição e atualização, é chegar até o ser humano. O vazio existencial se agrava na medida em que se endeusa o efêmero. A presença do professor na sala de aula jamais será dispensada mas deverá ser reavaliada e revalorizada. Como fazer para que o ser humano em evolução encontre seus valores permanentes e compreenda o verdadeiro sentido da vida? O professor precisa ter uma formação humana condizente para indicar os caminhos mais seguros na transformação da humanidade e criar os ambientes propícios na construção da felicidade do homem que se projeta no tempo e no espaço.
O professor sabe que é na família que se aprende a amar, respeitar, cuidar, ceder, pedir, agradecer, lutar, rezar, crescer. Os pais mandam seus filhos às escolas para continuar essa missão. O professor fica numa posição desconfortável diante desses dois universos: o universo tecnológico e o universo humano. Como conciliar essa realidade é o desafio do processo da educação no mundo em transformação. Nessa realidade há enormes conflitos, desequilíbrios, dúvidas e questionamentos. Como o professor deve se posicionar para cumprir a sua missão de educador, utilizando a tecnologia e descobrir o sentido da vida?

Uma coisa é certa nessa área tão crucial para a sociedade: A melhor escola não é aquela que tem um prédio majestoso e salas cheias de equipamentos modernos, mas aquela que é mais criativa e mais humana.

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