A
MISSÃO DO PROFESSOR
O
educador Paulo Freire dizia que a educação não muda o mundo. A educação muda o
homem que muda o mundo. Não é fácil refletir por esta via, porque a mídia fala
muito em educação como se fosse algo que aconteça no imediatismo dos interesses
políticos.
Educar
é um processo de longo prazo ou pelo menos no desenvolvimento de uma geração.
Essa é a consciência de todos os que trabalham com alunos. É também a
consciência de todos os pais que acompanham o crescimento e o desenvolvimento
de seus filhos.
O mundo
é um encanto e, no entanto, a humanidade está cheia de dúvidas e estupefação
diante da fantástica tecnologia presente em todos os setores. É no meio desse
turbilhão de criatividade que o professor atua e desenvolve seus métodos
educativos.
O
vazio criado pela tecnologia na visão do ser humano é difícil de ser
compreendido. É o motivo pelo qual a profissão é tão pouco procurada, tanto na
formação universitária quanto no preenchimento dos recursos humanos das
escolas. Parte desse problema se deve aos escassos estímulos do professor como
agente da educação. Mas o principal problema desse fenômeno moderno é a
ausência de equilíbrio entre o material e o humano. Como despertar a
consciência de valores permanentes para a existência harmoniosa do ser humano se
a tecnologia, a informação, a rede social, a internet se sobrepõe a tudo?
Grande é o dilema do professor numa sala onde os alunos têm sua atenção
concentrada nos celulares e tablets.
O
grande desafio de ser professor numa época cheia de propostas da eficiência
tecnológica, através de produtos de fácil aquisição e atualização, é chegar até
o ser humano. O vazio existencial se agrava na medida em que se endeusa o
efêmero. A presença do professor na sala de aula jamais será dispensada mas
deverá ser reavaliada e revalorizada. Como fazer para que o ser humano em
evolução encontre seus valores permanentes e compreenda o verdadeiro sentido da
vida? O professor precisa ter uma formação humana condizente para indicar os
caminhos mais seguros na transformação da humanidade e criar os ambientes
propícios na construção da felicidade do homem que se projeta no tempo e no
espaço.
O
professor sabe que é na família que se aprende a amar, respeitar, cuidar,
ceder, pedir, agradecer, lutar, rezar, crescer. Os pais mandam seus filhos às
escolas para continuar essa missão. O professor fica numa posição
desconfortável diante desses dois universos: o universo tecnológico e o
universo humano. Como conciliar essa realidade é o desafio do processo da
educação no mundo em transformação. Nessa realidade há enormes conflitos,
desequilíbrios, dúvidas e questionamentos. Como o professor deve se posicionar
para cumprir a sua missão de educador, utilizando a tecnologia e descobrir o
sentido da vida?
Uma
coisa é certa nessa área tão crucial para a sociedade: A melhor escola não é
aquela que tem um prédio majestoso e salas cheias de equipamentos modernos, mas
aquela que é mais criativa e mais humana.
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