quarta-feira, 6 de março de 2013

Ser jovem e atuante na perspectiva da CF


Ser jovem e atuante na perspectiva da CF

O contexto atual é marcado por constantes e significativas mudanças sociais no qual o jovem se vê bombardeado por um turbilhão de informações a respeito da sociedade, valores, crenças e perspectivas de futuro. Com tantas opções e opiniões é difícil decidir onde se apoiar, qual o melhor caminho a seguir.
Nunca a juventude necessitou de tamanha atenção e orientação. Os caminhos são diversos, o mundo globalizado oferece uma visão de um futuro idealizado, fundamentado em conquistas individualistas que favorecem minorias, impondo subjetivamente uma grande ‘venda’ nos olhos ao qual é regida pelos princípios capitalistas do desenvolvimento a qualquer custo.
Estes “princípios” diminuem a significação do coletivo, o valor e a importância da vida em família e do ser humano, ao mesmo passo que, prometem ao jovem a condição de serem cidadãos bons e justos, num contexto que muitas vezes eles nem compreendem o real significado destas palavras.
Nesta realidade a igreja tem o grande desafio de propiciar ao jovem a experiência com Cristo, a partir da qual se pode encontrar o único caminho para a verdadeira felicidade, e consequentemente, o seguimento de Jesus. Este caminho propicia naturalmente ao jovem à participação na vida eclesial, e com isso, a construção da vida, justiça e da paz, como propõe a Campanha da Fraternidade deste ano.
Com o tema ‘Fraternidade e Juventude’, a C.F. 2013, juntamente com a Jornada Mundial da Juventude, a igreja de Cristo reforça o chamado ao jovem a participação ativa na vida eclesial. Chamado este vital para a vida da igreja e também ao jovem, na medida em que estes assumem papéis de liderança em suas realidades, e, assim, podendo se desenvolver alicerçando seu projeto de vida pessoal à missão que o próprio Cristo designou, de anunciadores do evangelho.
O lema da Campanha da Fraternidade “Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8)”, motiva e desafia a juventude, que é por essência movida aos desafios, a abrirem o coração para a vivência prática das virtudes teologais: fé, esperança e caridade a qual se concretiza na participação comunitária. Visando assim, criar o desejo de cada vez mais servir ao próximo e consequentemente a Deus, através do cumprimento do papel cidadão por parte do jovem em sua comunidade.
Atendendo este chamado o jovem se desenvolve e aplicando os dons concedidos por Deus a serviço do outro, e em contrapartida, deixa ser desenvolvido pelo apoio e sustento da igreja, constituindo-se como agentes diretos na construção da civilização do amor.
Jovem, a campanha da fraternidade te desafia a ser o protagonista de uma nova sociedade. Você é capaz de mudar o mundo em que vive e  a Igreja te convoca a encontrar o seu lugar, que é junto daquele que pode te fazer verdadeiramente feliz. Seja da maneira que for, encontre seu espaço e perceba um novo jeito de viver junto a Igreja que te acolhe e te envia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário