quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

DICA DE LEITURA


A edição em português do último livro da trilogia “Jesus de Nazaré”, escrito pelo Papa Bento XVI, sobre a infância de Jesus, foi lançado dia 06/12, no Rio de Janeiro. O terceiro volume (de 176 páginas) aborda os primeiros anos da vida de Jesus Cristo e no prefácio Bento XVI ressalta que esse livro é uma introdução aos dois livros lançados anteriormente. O livro foi lançado no Vaticano no dia 20 de novembro, em nove idiomas. Nos próximos meses, o volume será traduzido em 20 idiomas e publicado em 72 países. O primeiro livro de Bento XVI, dedicado ao início da vida pública de Cristo (desde o batismo à transfiguração), foi publicado em 2007. E o segundo volume, publicado em março de 2011, trata dos momentos que precederam a morte de Jesus e a sua ressurreição. No Brasil, os direitos de venda do livro são da Editora Planeta.melhor hospedagem site
Em seu livro, o Papa destaca que o cristianismo, seguindo a tradição do judaísmo, utiliza muitos símbolos para transmitir uma verdade de fé. Bento XVI destaca que, apesar da presença de animais no momento do nascimento de Jesus não estar relatada na Sagrada Escritura (Lc 2,6-7), “a meditação guiada pela fé, lendo o Antigo e o Novo Testamento, preencheu rapidamente esta lacuna”, como afirma o livro de Isaías (1,3): “O boi conhece seu dono e o burro a manjedoura de seu mestre; Israel não conhece, meu povo não compreende”.
A professora Maria Clara destacou a reflexão do Papa que diz que “no surpreendente elo entre Is 1,3; Hab 3,2; Ex 25. 18-20 e a manjedoura, aparecem os dois animais como representação da humanidade, sem inteligência, que diante do Menino Deus, diante da humilde aparição de Deus no estábulo, chega ao conhecimento e, na pobreza deste nascimento, recebe a epifania que aprende agora a ver tudo.
“A iconografia cristã já cultivou desde cedo este tema.  Nenhuma representação do presépio renunciará ao boi ou ao burro. Como fica evidente por estas citações, o Papa não tem a menor intenção de mudar o que quer que seja no presépio”, afirmou a teóloga.

DEPOIS DO NATAL


DEPOIS DO NATAL
                   O que pode haver de diferente após as festas de Natal? Intimamente diz-se que não há modificações externas. O que se observa é uma ressaca característica. Muita coisa fora de lugar e muito trabalho para repor as coisas a fim de que as aparências continuem atrativas.
                   Chama atenção o que as pessoas pensam.  Houve alguma culminância. Aconteceu um novo conhecimento. Surgiu um novo amor. Houve algum compromisso assumido, um noivado. Podem ter acontecido juras de amor. A euforia predominou no ambiente familiar e social. Depois do Natal nos campos exteriores da dinâmica da vida, alguma reflexão encaminha para um próximo Natal. Talvez depois das festas não haja nada de interessante. Nada cria o nada. O calendário muda. Vem a despedida do ano velho e a entrada de um ano novo. Tudo acontece num vazio existencial cujas consequências são as ressacas e as sensações inexplicáveis do valor das coisas, dos propósitos e da continuidade.
                   O coração, no entanto, sempre tem novidades. Em qualquer idade algo novo surge bem no fundo do ser humano. Os questionamentos ficam no silêncio dos aposentos arejados do coração. Houve uma abertura de portas e janelas para que a brisa do amor, da fraternidade e da solidariedade penetrassem, trazendo o perfume das flores e o farfalhar das folhas verdes da esperança.
                   O novo em cada dia é o amor que desperta a esperança. É um tempo que nos ilumina e que nos diz que vale a pena viver em harmonia com a natureza, com o meio social, com a comunidade, aprofundando as relações com o outro e, sobretudo, com Deus.
                   Depois do Natal é um tempo de reacender a fé no Salvador do mundo e escutar sua voz. Que as diversões não sejam motivo de afastamento de Deus, mas de maior compreensão da misericórdia e do amor que nos trouxe Jesus, o Filho de Deus. É um novo tempo. Uma nova história tem no Natal a fonte inesgotável do amor e da fé que nos garante a travessia.
                   Depois do Natal não se deixe apagar a luz que se acendeu no altar do coração. O tempo é de alimentar as lamparinas de nossa fé, iluminando o caminho que nos leva ao reino da acolhida e do amor.

AGENDA PAROQUIAL


AGENDA PAROQUIAL  


BATIZADOS -
- Dia 17/02 DOM às 17h – necessita fazer a inscrição (Trazer certidão de nascimento e comprovante de residência)

PREPARAÇÃO LITURGIA (Missas)
- Todas as terças-feiras às 18h preparação da liturgia.

ENSAIO DE CANTOS
- Todas as quartas-feiras às 19h na matriz

APOSTOLADO DA ORAÇÃO
- REUNIÃO MENSAL – última SEX do mês às 16h30

PASTORAL DA VISITAÇÃO
-  Encontro de capacitação 1ª TER dia 05/02 às 14h – Matriz

 CONFRARIA DO CARMO
- 1ª TER dia 05/02 -  Encontro de estudos às 15h - Capela São José

GRUPO DE ORAÇÃO
- Todas as quartas-feiras às 14h (retorno em fevereiro)

Renovação Carismática Católica – RCC
 - Todas as 5ª feiras às 19h30min –  na sala 4


CPEA – O Conselho paroquial de economia e administração
Reunião Mensal no dia 06/02 QUA às 19h –

PASTORAL DO DIZIMO
- Reunião mensal dia 30/01 e 27/02 QUA às 20h – Local: Sala de Reuniões 1

CAMPANHA DO QUILO
- Primeiro domingo do mês: coleta de alimentos



FESTAS NAS COMUNIDADES
- Dia 13/01 DOM – Festa na capela Nsa Sra Aparecida


ASSEMBLÉIA PAROQUIAL DE PASTORAL
Dia 23 Sáb das 15h às 17h – deverão participar todas as lideranças, coordenações das capelas, movimentos e pastorais.

AGENDA DAS MISSAS


AGENDA DAS MISSAS 

MATRIZ


MISSAS: (janeiro e 1ª quinzena fevereiro)

SÁB – 18h
DOM – 9h

Atendimento na SECRETARIA PAROQUIAL:
- Das 8h às 11h30

FEVEREIRO- Matriz
Dia 02 SÁB – Missa às 18h com BENÇÃO DAS VELAS E GARGANTA (São Brás)
DIA 13 QUA – Missa às 20h - Abertura da CF e inicio da Quaresma

JANEIRO
COMUNIDADE NSA SRA DA SALETE
Dia 03 QUI – às 20h missa

COMUNIDADE SÃO JOSÉ
DIA 06 DOM às 10h30
Demais domingos somente celebração

COMUNIDADE PERPÉTUO SOCORRO
DIA 09 QUA – às 19h missa


FEVEREIRO


COMUNIDADES STA TEREZINHA
DIA 02 SAB – às 16h  missa

COMUNIDADE SÃO JOSÉ
DIA 03 DOM às 10h30 missa
Demais domingos somente celebração

COMUNIDADE NSA SRA DA SALETE
Dia 07 QUI – às 20h missa

COMUNIDADE MENINO JESUS
Dia 08 SEX – às 20h missa

COMUNIDADE NSA SRA DAS GRAÇAS
Dia 09 SÁB – às 19h30 missa

COMUNIDADE RAINHA DOS APÓSTOLOS
Dia 09 SEX – às 16h missa 

COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO
Dia 17 DOM – às 10h30 missa

COMUNIDADE PERPÉTUO SOCORRO
DIA 20 QUA – às 19h missa

COMUNIDADE NSA SRA APARECIDA
Dia 21 QUI – às 17h  missa 

COMUNIDADE SÃO LUCAS
Dia 21 QUI – às 18h30 missa

COMUNIDADE SANT’ANA
Dia  21 QUI – às 20h missa

COMUNIDADE SÃO JUDAS TADEU  
Dia 22 SÁB  – às 16h missa 

ANO DA FÉ (IV)


ANO DA FÉ (IV)
Em artigo publicado no L'Osservatore Romano, com o título de “A grandeza de crer”, Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, recorda várias intervenções de Sua Santidade o Papa Bento XVI que são de palpitante atualidade.
O Arcebispo afirma que “pode-se falar de Fé como se se tratasse de fórmulas químicas sabidas decoradas na memória. Sem embargo do que, se falta a força da opção sustentada por confrontação com a verdade sobre a própria vida, tudo se trinca. A força da Fé é alegria de um encontro com a pessoa viva de Jesus Cristo que transforma a vida. Saber dar a razão disso, permite aos crentes ser novos evangelizadores em um mundo que muda”.
A coerência entre aquilo que se crê e a vida diária é lembrada por Dom Fisichella, uma vez que vivemos em uma época em que os modelos e exemplos a seguir são cada dia mais necessários. Os jovens de hoje procuram seguir alguém. Esse alguém, com maiúscula, é Jesus Cristo, mas, também é verdade que lhe seguirão com mais facilidade na medida em que seus discípulos sejam criveis.
“O mundo contemporâneo -afirma o Arcebispo- tem fome de testemunhos. Sente uma necessidade vital de testemunhos porque procura coerência e lealdade”, pois, conclui ele, “uma fé que suporta as razões do coração é mais convincente, porque contém a força da credibilidade. Assim, o desafio é poder conjugar a fé vivida com sua inteligência e vice versa”.
Saber raciocinar aquilo que se crê e dar as razões pelas quais se crê é sem dúvida umas das tarefas pendentes em muitos cristãos. Porque, como bem assinala Dom Fisichella, “sem uma sólida reflexão teológica capaz de apresentar as razões de crer, a opção do crente não é tal. Fica numa repetição de fórmulas ou de celebrações, porém não mantém a força da convicção. Não é só uma questão de conhecimento de conteúdos, mas de liberdade”.
A verdade nos faz livres e a essa verdade é necessária que apresente uma nova vitalidade em nossos tempos de crise.
Verão é também tempo para procurar pensar sobre a Fé, sobre a saída para as crises mais profundas que nos castigam, porque, como disse o Papa Bento XVI, “não serão as táticas que nos vão salvar... senão que uma Fé pensada e vivida de um modo novo”.
(Continua na próxima edição)

Não espere nada de ninguém


Não espere nada de ninguém
Abro esse espaço para transcrever as palavras de Bryan Dyson que fez breve e singular discurso ao deixar o cargo de presidente da Coca Cola em agosto de 2012:
“Imagine a vida como um jogo em que você esteja fazendo malabarismos com cinco bolas no ar.
Estas são: seu Trabalho – sua Família – sua Saúde – seus Amigos e sua Vida Espiritual, e você terá de mantê-las todas no ar. Logo você vai perceber que o Trabalho é como uma bola de borracha. Se soltá-la, ela rebate e volta. Mas as outras quatro bolas: Família, Saúde, Amigos e Espírito, são frágeis como vidros. Se você soltar qualquer uma destas, ela ficará irremediavelmente lascada, marcada, com arranhões, ou mesmo quebrada, vale dizer, nunca mais será a mesma. Tem que apreciar e se esforçar para conseguir cuidar do mais valioso.
Trabalhe eficientemente no horário regular do escritório e deixe o trabalho no horário. Gaste o tempo requerido à tua família e aos seus amigos. Faça exercícios, coma e descanse adequadamente. E sobretudo… Cresça na sua vida interior, no espiritual, que é o mais transcendental, porque é eterno.
Shakespeare dizia: “Sempre me sinto feliz, sabes por quê? Porque não espero nada de ninguém.” Esperar sempre dói. Os problemas não são eternos, sempre têm solução. O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso, ame-a! Viva intensamente e recorde:
Antes de falar… Escute!
 Antes de escrever…Pense!
 Antes de criticar… Examine!
 Antes de ferir… Sente!
Antes de orar… Perdoe!
 Antes de gastar… Ganhe!
Antes de render… Tente de novo!
 Antes de morrer… Viva”.
Belo discurso. Tente neste Ano que inicia colar em pratica durante os 365 dias essas ótimas dicas!!!

Pe Magnus Camargo

Catequese 2013


Atendimento da coordenação da Catequese: Somente a partir do dia 13/02

Inscrições catequese familiar na Matriz e capelas: 13/02 à 08/03
Também
- Trazer comprovante de residência e carnê do dizimo

- Inicio da Catequese em todas as comunidades dia 09 e 10 de março

PRIMEIRA EUCARISTIA:
- Renovação das promessas batismais – durante a Quaresma
- 1ª Euc na matriz e capelas depois da Páscoa

EDITORIAL


EDITORIAL
Agraciados pela visita do Menino Jesus em nossas vidas. Iniciamos um novo ano, período de férias, descanso, momento de curtir a família e os amigos. Chega um momento em nossa vida (mês das férias) que precisamos renovar nossas energias, buscar coisas novas, atraentes que nos permitem o desligamento das nossas atividades cotidianas. Mas que nunca tiremos férias  daqu’Ele que não  esquece de nós, não importa o momento e nem a hora, esta sempre de braços abertos para nos acolher.
Neste ano novo, queremos  estar ao lado de pessoas que nos façam realmente felizes. Caminhemos juntos como comunidade, respeitando as diferenças  de cada um, mas ao final sempre prevaleça a compreensão e o amor. Tenhamos cada vez  mais sede de justiça e paz. Não ter o medo de mudar nossa rota, nunca desistir dos nossos sonhos, do desejos de tê-los. Dar-nos  sempre uma nova chance a nós  mesmo e as pessoas que nos cercam  para poder mudar, também  não deixarmos nos enganar por falsas aspirações. Acreditar no amor que nos envolve. Na certeza de que a vida é sempre de feita de escolhas, e  se tropeçarmos em nossos erros, levantarmos de cabeça erguida, mas com a certeza de que  fomos fortes  em enfrentar nossos próprios medos.   
Também  queremos que a juventude se volte para Cristo e a Igreja, que nessa mudança de época, o jovem tenha coragem de seguir os ensinamentos de Cristo. E para ajudar-nos nessa reflexão, contamos com a Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema: Fraternidade e Juventude, e traz como lema: Eis-me aqui, envia-me. Que tem sua abertura na Quarta- feira de Cinzas. Visa também nossa preparação quaresmal. Juntos com a juventude troquemos experiências, e aceitemos as mudanças de época, mas que sempre perdure o grande sentido de nossa fé.
Os barulhos do mundo, não nos afetem em nossa capacidade de fazermos nosso encontro com Cristo, presente na Santa missa. Nossa fé se renove, se fortaleça, para que possamos celebrar e vivar verdadeiramente o grande mistério de Cristo Jesus em nossas vidas.
Para você, um bom inicio de ano, e uma ótima leitura. São os votos de nossa equipe.