quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Novo Coordenador de Pastoral

Nosso pároco Pe Magnus Camargo foi nomeado nesta terça-feira dia 27 de novembro Coordenador Diocesano de Pastoral. Continuará sendo pároco da Paróquia Nsa Sra de Fátima.  Nossas felicitações nesta mais nova missão.

Pe Magnus é nomeado novo Coordenador Diocesano de Pastoral


Dom Frederico Heimler, Bispo Diocesano de Cruz Alta,  comunica as seguintes transferências de padres para 2013:
1.      Pe. Itamar Fiuza de Matos– Capelão Militar(Uruguaiana).
2.      Pe. Ari Braganholo- Paróquia São Sebastião – Campos Borges.
3.      Pe. Marcos Rogério Denardi – Irá para Roma- 2º Semestre de 2013 fazer Doutorado.
4.      Pe. Magnus Camargo da Silva - assume a Coordenação Diocesana de Pastoral.
5.      Pe. Tiago Adão Megier – SAV (Serviço de Animação Vocacional) e Setor Juventude– CDFP.
6.      Pe. Eliseu Lucas Alves de Oliveira – Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Ibirubá.
7.      Pe. Aldecir Corassa – Pároco (2ª Semestre) - na Paróquia São José – Pejuçara.
8.      Pe. Cristiano Segabinazzi – Cooperador naParóquia São Jorge - Espumoso.
9.      Pe. Sandro Gianluppi –Cooperador naParóquia Divino Espírito Santo – Catedral (Finais de semana).

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Som do sino Igreja vira caso de polícia


15/11/2012 21h14 - Atualizado em 15/11/2012 21h14

Som de sino eletrônico de igreja vira 




caso de polícia em Cruz Alta, RS


Barulho de relógio divide opinião de moradores do município gaúcho.
Morador prestar queixa, e padre é chamado para dar esclarecimentos.

Do G1 RS
3 comentários
O som do relógio de uma igreja virou caso de polícia em Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul. E o padre é apontado como responsável por perturbar a tranquilidade de alguns moradores, como mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).
De hora em hora, o relógio desta igreja no centro do município emite um som, semelhante às badaladas de um sino. O barulho divide opiniões. “Isso já é tradicional, não incomodava antes, porque vai incomodar agora?”, questiona um morador. “Quem passa aqui não atrapalha, mas quem mora por perto atrapalha”, afirma outro.
O costume gerou outra reação de um morador. O homem, que se recusou a dar entrevista, decidiu prestar queixa na polícia. O padre responsável pela igreja, Magnus Camargo, foi chamado para prestar esclarecimentos. “Chegando na delegacia é que eu realmente soube que fui chamado por causa da perturbação do sossego”, diz o padre.
Não é a primeira vez que a paróquia enfrenta problemas por causa do relógio. Em 2009, a igreja foi multada por descumprir uma decisão, que obrigava a diminuição do volume, a cada mudança de hora. E desde maio deste ano, por ordem da Justiça, o som só pode ser emitido de segunda a sábado, entre 7h e 20h. E nos domingos e feriados, somente das 9h às 18h.
Nesta quinta-feira (15), foi feita uma nova aferição para verificar se o som do sino eletrônico está acima dos 75 decibéis permitidos. “A gente tem vindo regularmente fazer esta medição. os índices não ultrapassam 75 decibéis”, garante o diretor do Departamento de Trânsito do município, Mário Sérgio Olivesky.
Esta semana o caso também foi encaminhado à Justiça. Uma audiência pública entre o padre e o morador incomodado foi marcada para fevereiro do próximo ano. “Nós vamos continuar cumprindo a decisão da Justiça que estabeleceu os dias e horários. A gente fica indignado por uma questão dessas, porque, de repente, poderia me ver fichado na polícia”, desabafa o padre.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.

sábado, 3 de novembro de 2012

9 perguntas Ano da Fé


9 perguntas sobre o Ano da Fé
No próximo dia 11 de outubro começará o Ano da Fé (aqui na paróquia faremos a abertura nos dias 19-20 e 21/10), convocado por Bento XVI. Mas de que se trata? O que deseja o Santo Padre? O que se pode fazer?

1. O que é o Ano da Fé?
O Ano da Fé “é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo” (Porta Fidei, 6).
2. Quando se inicia e quando termina?
Inicia-se a 11 de outubro de 2012 e terminará a 24 de novembro de 2013. (Aqui na paróquia faremos a abertura nos dias 19-20 e 21/10)
3. Por que nessas datas?
Em 11 de outubro coincidem dois aniversários: o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e o 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica. O encerramento, em 24 de novembro, será a solenidade de Cristo Rei.
4. Por que é que o Papa convocou este ano?
“Enquanto que no passado era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que já não é assim em grandes setores da sociedade, devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas”. Por isso, o Papa convida para uma “autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”. O objetivo principal deste ano é que cada cristão “possa redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo”.

5. Quais meios assinalou o Santo Padre?
Como expos no Motu Proprio “Porta Fidei”: Intensificar a celebração da fé na liturgia, especialmente na Eucaristia; dar testemunho da própria fé; e redescobrir os conteúdos da própria fé, expostos principalmente no Catecismo.
6. Onde terá lugar?
Como disse Bento XVI, o alcance será universal. “Teremos oportunidade de confessar a fé no Senhor Ressuscitado nas nossas catedrais e nas igrejas do mundo inteiro, nas nossas casas e no meio das nossas famílias, para que cada um sinta fortemente a exigência de conhecer melhor e de transmitir às gerações futuras a fé de sempre. Neste Ano, tanto as comunidades religiosas como as comunidades paroquiais e todas as realidades eclesiais, antigas e novas, encontrarão forma de fazer publicamente profissão do Credo”.
7. Onde encontrar indicações mais precisas?
Aí se propõe, por exemplo:
- Encorajar as peregrinações dos fiéis à Sede de Pedro;
- Organizar peregrinações, celebrações e reuniões nos principais Santuários. (Em junho de 2013 um grupo de peregrinos da paróquia irá à Roma e Fátima).
- Realizar simpósios, congressos e reuniões que favoreçam o conhecimento dos conteúdos da doutrina da Igreja Católica e mantenham aberto o diálogo entre fé e razão.
- Ler ou reler os principais documentos do Concílio Vaticano II.
- Acolher com maior atenção as homilias, catequeses, discursos e outras intervenções do Santo Padre.
- Promover transmissões televisivas ou radiofônicas, filmes e publicações, inclusive a nível popular, acessíveis a um público amplo, sobre o tema da fé.
- Dar a conhecer os santos de cada território, autênticos testemunhos de fé.
- Fomentar o apreço pelo patrimônio artístico religioso.
- Preparar e divulgar material de caráter apologético para ajudar os fiéis a resolver as suas dúvidas.
- Eventos catequéticos para jovens que transmitam a beleza da fé.
- Aproximar-se com maior fé e frequência do sacramento da Penitência.
- Usar nas escolas ou colégios o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.
- Organizar grupos de leitura do Catecismo e promover a sua difusão e venda.

8. Que documentos posso ler por agora?

9. Onde posso obter mais informação?
Visite o site www.annusfidei.va  ou no blog da paróquia 

Informações


Informações

·         Blog da Paróquia: http://paroquiadefatimacruzalta.blogspot.com/
·         No facebook: Paróquia Nsa Sra de Fátima
·         Programa Radiofônico do Pe Magnus – SEX às 10h40 na RCA 1140
·         Programa das paróquias Sáb às 7h40 na RCA 1140

Dizimo



DÍZIMO
 Sou dizimista porque estou devolvendo a Deus aquilo que não é meu. “É coisa consagrada a Deus”. (Lv 27,30)


Neste espaço queremos também parabenizar a todos os DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES do mês de NOVEMBRO de todas as nossas comunidades.
Que Deus em sua infinita bondade derrame as mais ricas bênçãos e lhes conceda muitos anos de feliz vida.

Editorial de novembro


EDITORIAL


Iniciamos o mês de novembro comemorando a festa de todos Santos e Santas, que de um modo ou de outro deram sua contribuição para o projeto de Cristo. São exemplos de vida, de humildade e obediência á Deus. Nós católicos acreditamos que os Santos são nossos intercessores por estarem próximos de Deus.
Fazemos memória de todos os falecidos, nossos parentes, amigos e tantas pessoas que nos deixaram para irem habitar a casa do Pai Celeste. Nascemos predestinados de que um dia retornaremos para casa. Todos têm um tempo neste mundo, para aproveitarmos as maravilhas que nos é proporcionado. Ninguém tem a resposta para a morte, é uma perda irreparável, que nunca será esquecida e sim com o tempo amenizada. Saudade sim, tristeza não.
No ultimo domingo desse mês encerramos o Ano Litúrgico B, que é a vida de Jesus Cristo celebrada e vivida em comunidade.  Iniciamos um tempo novo chamado de Advento, nos preparamos para chegada do Salvador.
Somos chamados a realizar a liturgia (missa) de maneira mais plena, para que realmente possamos fazer o verdadeiro encontro com Cristo.  Queremos resgatar alguns costumes para melhor celebrar a eucaristia. Toda liturgia é a memória do Mistério pascal de Cristo Jesus, Ele que se faz presente, se oferece a nós em sacrifício, somos todos irmanados pelo grande amor de Deus, ao mesmo tempo somos convidados a vivencia-lo e testemunha-lo em nossa vida.
Nossa fé precisa de cuidados, de mais atenção, por isso, nesse tempo em que  nosso Papa Bento XVI nos convoca para fazermos uma reflexão de nossa fé, cada vez mais buscar  a Deus  de todo o nosso coração.
Possamos fazer a verdadeira experiência com Deus em nosso íntimo, buscar sempre estar conectados com a Palavra e a Eucaristia, nunca deixando de servir os irmãos necessitados, porque é nesses excluídos que Deus se faz presente. Não ter a vergonha de anuncia a Boa Nova, senão um dia seremos também motivo de vergonha.
Que os temas abordados nesta edição sejam úteis e que possam ser em favor da sua caminhada cristã. Desejamos a você uma boa leitura!

Catequese novembro


CATEQUESE
Catequese Familiar novembro (Matriz):
Pré-Eucarístia:
TURMA 1 - DIA: 07/11 (quarta-feira) 19h
TURMA 2 – DIA:08/11 (quinta-feira) 19h
Eucarístia: DIA 14/11 (quarta-feira) 19h
Pré-Crisma: DIA 21/11 (quarta-feira) 19h
Crisma: DIA 28/11 (quarta-feira) 19h


- Lembramos a todos(as) catequistas da Paróquia para encontro de avaliação, confraternização e encerramentos dos trabalhos e avisos para o próximo ano, ocorrerá no dia 08 de Dezembro a partir das 15h no salão paroquial. Contamos com sua presença.
- Convidamos a todos para a Ordenação Presbiteral do Diácono Eliseu Lucas Alves de Oliveira, que acontecerá na cidade de Ijuí no dia 28/12. Mais informações na secretaria da coordenação da catequese. Faça sua inscrição até o dia 15/12.
Pare para refletir
Comece o mês de novembro lendo o evangelho de Lucas 4,18-19 e clame pelo Espírito Santo sobre sua vida, seus familiares e pela Igreja; mês dedicado a todos os Santos que nos deixaram um legado de ensinamentos e exemplos de fé, sacrifício e perdão.
Adoremos Jesus Eucarístico, participe da missa com sua família, e faça uma reflexão de sua vida. O que você fez pelos outros? (Por seus irmãos em Jesus Cristo).
Pois, Deus é luz, por isso deixe de adentrar na profundeza de seu coração e iluminar sua vida. Tenha coragem, fé e perseverança na caminhada do Senhor.
(Setor da Catequese Familiar- Ana Amélia e Joel Paim, catequistas da Pré-Crisma)

Cruz peregrina




Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude

- Chegada em Cruz Alta dia 11 às 18h na comunidade Benjamin Nott
- Segue em carreata até o Monumento de Fátima
- 20h30 Missa campal
- 22h Apresentações artísticas de bandas
- 23h30 – Caminhada até a Catedral seguido de vigília durante a madrugada
- Dia 12 SEG às 12h15 – Missa na Catedral



FESTAS NAS COMUNIDADES
Dia 18 Dom  - Capela Santo Antonio às 10h30 e ao meio-dia  almoço à tarde reunião dançante!

Os santos


Os santos
            A Igreja estabeleceu o dia primeiro de novembro para que as comunidades organizassem uma celebração litúrgica para lembrar todos os santos venerados durante o ano.
            Os santos são nossos intercessores junto de Deus. São homens e mulheres que viveram  nas suas comunidades como qualquer pessoa. O que os distinguiu foi a busca pela santificação. Para que isso fosse possível entregavam-se na totalidade de seu ser ao amor de Deus. Seu exemplo encantava e influía no comportamento das comunidades onde viviam. Assim é que a Igreja destaca santos de diversas categorias: adolescentes, jovens, casados, mães, pais, operários, empregados, mendigos, professores, filósofos, juristas, médicos, magistrados, reis e rainhas.
            Sabemos que há muitos santos que vivem em nossas comunidades, dando exemplo de amor profundo a Deus e ao próximo. Pelo exemplo dos santos aprofundamos nossa fé e nosso amor à vida como dom e graça de Deus.
Finados:              
            Os usos e costumes do povo indicam uma reflexão profunda no sentido da vida e no mistério da morte.  As celebrações litúrgicas pelas almas dos entes queridos seguem costumes culturais de cada povo.
            O dia de finados não deve ser visto ou vivido com tristeza, mas com saudade e foco na vida presente. Nossa tarefa é contar com o morrer, mas viver a vida de tal maneira que tenhamos sensibilidade para sua transcendência. O pensamento sobre a finitude de nossa vida deveria despertar-nos para o hoje. Deve ser um estímulo para, finalmente, viver. Aqui e agora.
            Os aborígenes australianos, com sabedoria e simplicidade, explicavam: “Estamos de visita neste momento e lugar. Só estamos de passagem (UMA ÚNICA PASSAGEM). Viemos amar, observar, aprender, crescer e voltar para casa.”
            Assim é que nosso convencimento é como disse Telhard de Chardin: “Você não é um ser humano em busca de uma experiência espiritual. Você é um ser espiritual imerso numa experiência humana.    

Agenda paroquial


AGENDA PAROQUIAL  

CATEQUESE BATISMAL (curso de batismo)
- II SÁB DIA 10 das 14h às 17h -  necessita fazer inscrição p/ curso

BATIZADOS - outubro
- Dia 17 SÁB às 16h – necessita fazer a inscrição (Trazer certidão de nascimento e comprovante de residência)

PREPARAÇÃO LITURGIA (Missas)
- Todas as terças-feiras às 18h preparação da liturgia.

ENSAIO DE CANTOS
- Todas as quartas-feiras às 19h na matriz

APOSTOLADO DA ORAÇÃO
- Primeira sexta-feira do mês: Hora Santa às 17h após Adoração e Benção do Santíssimo
- REUNIÃO MENSAL – última SEX do mês às 16h30

PASTORAL DA VISITAÇÃO
-  Encontro de capacitação 1ª TER dia 06  às 14h – Matriz

 CONFRARIA DO CARMO
- 1ª TER dia 06  Encontro de estudos, na capela São José às 15h.

GRUPO DE ORAÇÃO
- Todas as quartas-feiras às 14h

Renovação Carismática Católica – RCC
 - Todas as 5ª feiras às 19h30min – Agora na sala 4

Pastoral Familiar diocesana
- Reunião na 1ª e 3ª SEX às 20h na sala 4

Grupo de Oração JOVEN – RCC jovens
- Todos os sábados às 15h na Matriz

AJEN (Fazenda de Recuperação de dependentes Químicos)
- Todas as Quintas-feiras à tarde o padre Magnus presta atendimento espiritual à Comunidade  Terapêutica Jesus de Nazaré – End: BR 158, km 212, Passo dos Alemães – C. Alta.

COORDENAÇÃO DA MATRIZ
- Reunião mensal no dia 18 DOM às 20h

CPEA – O Conselho paroquial de economia e administração
Reunião Mensal no dia 21 QUA às 19h – Local: Sala de Reuniões

ENCONTRO VOCACIONAL
- Dias 24 e 25 de novembro no Centro Diocesano de Pastoral

PASTORAL DO DIZIMO
- Reunião mensal dia 28 QUA às 20h – Local: Sala de Reuniões

CAMPANHA NATAL SOLIDÁRIO
- Em Dezembro

Agenda novembro missas


AGENDA DAS MISSAS 

MATRIZ


MISSAS:
SEX – 18h
SÁB – 18h
DOM – 9h
                                   19h

Dia 22 às 20h – Missa de Ação de Graças


COMUNIDADE PERPÉTUO SOCORRO
Enquanto  a Igreja estiver em reforma não haverá missas e/ou celebrações


COMUNIDADE SÃO JOSÉ
DIA 03 E 24 SÁB às 19h30 missa

COMUNIDADES STA TEREZINHA
DIA 10 SÁB – às 16h  missa

COMUNIDADE SÃO JUDAS TADEU  
Dia 10 SÁB  – às 19h30 missa

COMUNIDADE NSA SRA DA SALETE
Dia 16 SEX – às 20h30 missa

COMUNIDADE NSA SRA DAS GRAÇAS
Dia 17 Sáb – às 19h30 missa

COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO
Dia 18 DOM – às 10h30 missa c/ festa

COMUNIDADE MENINO JESUS
Dia 23 SEX – às 20h missa c/ batizados

COMUNIDADE RAINHA DOS APÓSTOLOS
Dia 24 SÁB – às 16h missa 

COMUNIDADE SANT’ANA
Dia  29 QUI – às 20h30 missa