sexta-feira, 20 de julho de 2012

IGREJA POVO DE DEUS


            O Concílio Vaticano II realizado no século passado, na década de sessenta, colocou o tema principal a Igreja de Jesus Cristo. Muitos se perguntavam: o que é a Igreja? Como se interpreta Igreja? Aí surgiu uma resposta e uma definição esclarecedora: Igreja Povo de Deus.
            Naquele monumental acontecimento para o mundo cristão, segundo a voz do Pontífice Romano, era chegada a hora de abrir as janelas para que a Igreja fosse arejada e houvesse a possibilidade de penetrar em suas dependências para espanar o pó que cobria seus tesouros da fé, da esperança e da caridade. Começa então um novo tempo para a Igreja. A hierarquia, diáconos, padres e bispos ordenados, não como homens privilegiados e para obter vantagens pessoais, mas como instrumentos de Jesus Cristo a serviço do povo de Deus.
            Evidentemente o Concílio orientou transformações em duas direções: uma para dentro e outra para fora. As mudanças internas da Instituição Igreja Católica Apostólica Romana dizem respeito à hierarquia e sua conduta diante das transformações da sociedade humana. Um novo olhar se tornou necessário a fim de que a missão evangelizadora produzisse os frutos segundo a Palavra de Jesus. As mudanças no caminho da humanidade exigem um novo jeito de ser Igreja, principalmente avançando na convicção de que é o povo de Deus a Igreja de Jesus Cristo. Nesse olhar para fora muitos resultados já foram obtidos e que respondem à voz do povo.
            As mudanças do mundo começam a arejar os salões, as igrejas, os templos e, juntamente com a transformação da sociedade, os conceitos litúrgicos e as práticas nas celebrações eucarísticas, mantida a sua essência, começam a se voltar para o povo. É por isso que, respondendo a pergunta: o que é a Igreja? Encontramos a resposta: A Igreja é o Povo de Deus.
A maravilhosa criatividade humana em todos os setores, os avanços espetaculares da ciência, as comunicações que aproximam os povos e facilitam a vida das pessoas, todo o fantástico progresso na qualidade de vida, faz com que se tenha um novo jeito de ser Igreja, assumindo uma atitude de participação na comunidade, vivenciando a Eucaristia que fortalece as relações familiares e sociais e alimenta a fé, a esperança, a caridade solidária, aprimorando a  consciência do mandamento do amor.
            Esta edição do Mensageiro de Fátima quer dizer a todos os membros desta comunidade paroquial que o Povo de Deus está inserido no mundo, assimilando esse jeito novo de vivência dos ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo. A Igreja é o Povo de Deus e está presente no mundo em qualquer tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário