quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corpus Christi

Corpus Christi

A festa de Corpus Christi é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
   A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” 
   A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
   Este dia é um presente para todos nós: celebrar o Corpo de Cristo, que todos os anos passeia por nossas ruas. A única celebração no ano em que o sacerdote sai com Jesus pelas ruas e o Senhor passa abençoando, tocando e curando a vida de Seu povo.
    O mesmo Cristo que passou na Galileia, curou cegos e operou outros tantos milagres, passa no meio do Seu povo, talvez não curando enfermidades físicas, mas enfermidades da alma, psíquicas. O Senhor continua a realizar Seus milagres nesta Celebração Eucarística por intermédio de Seu Corpo. Ele nos dá a oportunidade de nos aproximarmos d'Ele na Eucaristia.  Devemos dar nossa gratidão ao Senhor Jesus porque nós temos a alegria de pertencer aos mistérios da Igreja. Hoje a Igreja católica adora seu Deus publicamente e não tem vergonha de dizer que Jesus é o Pão da Vida. Hoje não é um feriado qualquer, não é como festa de padroeiro... É a festa do Corpo e Sangue de Jesus. Nós hoje mostramos ao mundo que há uma multidão de adoradores a Deus no Santíssimo Sacramento.
   
   A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração desta belíssima data.

   Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.

   É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses. 
   A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.
   O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.
  

   No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário