sábado, 30 de junho de 2012

O IBGE AFIRMA QUE A IGREJA CATÓLICA PERDEU FIÉIS

O IBGE AFIRMA QUE A IGREJA CATÓLICA PERDEU FIÉIS. 

OS CATÓLICOS DE VERDADE RESPONDEM ASSIM A ESSA FALÁCIA:

"Não acrediteis que os bons podem deixar a Igreja, não é o trigo que o vento carrega. O Furacão não arranca as árvores que tem sólidas raízes, ao contrário são as palhas vazias que a tormenta agita. São as árvores vacilantes que a força do turbilhão abate, contra estes o apóstolo João manifesta a sua repulsa dizendo: 'Saíram do nosso meio mas não eram dos nossos, pois se fossem realmente dos nossos, teriam permanecido conosco.'" 1 Jo 2,19 

São Cipriano de Cartago 258 d.C

sábado, 16 de junho de 2012

Encontro da Pastoral do dizimo

Aconteceu na ultima sexta-feira encontro de confraternização da Pastoral do dizimo e escolha da nova coordenação.





terça-feira, 12 de junho de 2012

Igreja Nsa Sra de Fátima - Ministério Público e Poder Judiciário de Cruz Alta

Igreja Nsa Sra de Fátima - Ministério Público e Poder Judiciário de Cruz Alta, FIRMAM CONCILIAÇÃO. Nos seguintes termos: Toque das 7h às 20h Seg à sab e nos feriados e domingos das 9h às 18h. Num limite de 75 decibéis. A multa emitida em 2009 de R$ 1.200,00 será repassado a AJEN - Comunidade de recuperação de dependentes químicos.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corpus Christi

Corpus Christi

A festa de Corpus Christi é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
   A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” 
   A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
   Este dia é um presente para todos nós: celebrar o Corpo de Cristo, que todos os anos passeia por nossas ruas. A única celebração no ano em que o sacerdote sai com Jesus pelas ruas e o Senhor passa abençoando, tocando e curando a vida de Seu povo.
    O mesmo Cristo que passou na Galileia, curou cegos e operou outros tantos milagres, passa no meio do Seu povo, talvez não curando enfermidades físicas, mas enfermidades da alma, psíquicas. O Senhor continua a realizar Seus milagres nesta Celebração Eucarística por intermédio de Seu Corpo. Ele nos dá a oportunidade de nos aproximarmos d'Ele na Eucaristia.  Devemos dar nossa gratidão ao Senhor Jesus porque nós temos a alegria de pertencer aos mistérios da Igreja. Hoje a Igreja católica adora seu Deus publicamente e não tem vergonha de dizer que Jesus é o Pão da Vida. Hoje não é um feriado qualquer, não é como festa de padroeiro... É a festa do Corpo e Sangue de Jesus. Nós hoje mostramos ao mundo que há uma multidão de adoradores a Deus no Santíssimo Sacramento.
   
   A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração desta belíssima data.

   Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.

   É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses. 
   A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.
   O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.
  

   No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários. 

CATEQUESE


Catequese Familiar junho (Matriz):
Pré-Eucarístia:
TURMA 1 - DIA: 06/06 (quarta-feira) 19h
TURMA 2 –DE QUINTA-FEIRA - DIA: 05/06 (excepcionalmente acontecerá na terça feira, em razão do feriado de Corpus Christi) 19h
Eucarístia: 13/06 (quarta-feira) 19h
Pré-Crisma: 20/06 (quarta-feira) 19h
Crisma: 27/06 ( quarta-feira) 19h
Ø  CATEQUESE DE ADULTOS  Sáb às 16h.
Ø  Missa da catequese: Todos os sáb às 18h



A Família, primeira escola da fé.
 A Família, “patrimônio da humanidade”, constitui um
 dos tesouros mais valiosos dos povoa latino-americanos. Ela
foi e é o lugar e escola de comunhão, fonte de valores
 humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe
 generosa e responsavelmente... A família, pequena Igreja,
 deve ser, junto com a Paróquia, o primeiro lugar para a
 iniciação cristã das crianças. Ela oferece aos filhos um
 sentido cristão da existência e os acompanha na
 elaboração de seu projeto de vida, como discípulos
 missionários. (Fonte: Documento de Aparecida)
Setor de Catequese Familiar – Luciana Silva – catequista  pré-eucaristia

 LEMBRETE: Convocamos todos os catequizandos para no dia
07/06 às 9 horas confeccionarmos os tapetes comemorativos ao dia em que se celebra o Corpus Christi.

A IGREJA DE JESUS CRISTO EDIFICADA SOBRE A ROCHA


            Quando falamos na Igreja dizemos que ela á católica, apostólica e romana. Reconhecidamente universal desde sua fundação e profundamente vinculada ao legado dos Apóstolos de Jesus. Ninguém mais duvida que São Pedro é o primeiro chefe da Igreja, o primeiro Papa, embora esse título tenha sido utilizado mais tarde.
            São Pedro exerceu o seu Pontificado entre os anos 30 a 67 depois de Cristo. Antes de morrer deixou Lino como seu sucessor e, desde Pedro estamos no 265º Papa com o atual Bento XVI. A História, a Pesquisa, a Ciência não deixam dúvida sobre a sucessão apostólica e a fidelidade universal ao magistério papal em todos os tempos.
            A Igreja foi criada no Espírito da Divindade de Cristo quando, no diálogo de Pedro com Jesus, respondendo à pergunta do Mestre: “E vós, quem dizeis que eu sou”? Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. Jesus então lhe disse: “Bem aventurado és tu Simão Barjonas porque isso não te foi revelado pela carne e pelo sangue, mas pelo meu Pai que está nos céus”. Continuando, disse: “Pois eu também te digo que tu és  Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares será desligado nos céus”.
            Sabe-se que a Igreja de Jesus começou a atuar, pregando o Evangelho a partir da vinda do Espírito Santo, infundindo nos Apóstolos tal força, vigor,  coragem, entusiasmo e profunda fé na Palavra, a Boa Nova de Jesus. Nenhum perigo e perseguição os enfraquecia. Tinham a força do Espírito Santo e a presença de Jesus no coração, companheiro de todas as horas.
            Na história da Igreja não houve nenhum período em que ela não fosse atacada. No nosso tempo é atacada e bombardeada por defender e dar testemunho de fidelidade ao Divino Filho de Deus, Jesus Cristo. É duramente criticada por estar sempre incondicionalmente promovendo a vida e se posicionar contra todo o tipo de injustiça,  violência e agressão à vida.
            Podemos dizer com Mateus (7,25) que “caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa, porém ela não caiu porque está edificada sobre a rocha”.
            Não é possível separar a vida do Apóstolo Pedro, primeiro Papa e o sucessor apostólico o Papa Bento XVI. Com a mesma autoridade legada por Jesus Cristo eles representam a unidade universal da Igreja na mesma fé, na mesma fonte  e na mesma presença do próprio Jesus na Eucaristia em qualquer parte do planeta.
            Lembremos disso na festa de São Pedro, neste mês de junho, e nas celebrações especiais no dia do Papa, Bispo de Roma e Chefe da Igreja Católica Apostólica Romana à qual nossa comunidade se orgulha em pertencer.      

PALAVRA DO PÁROCO

PALAVRA DO PÁROCO
Tormentas
Contam que um dia um camponês pediu a Deus permitir-lhe mandar sobre a Natureza para -segundo ele - conseguir melhores colheitas.
E Deus lhe concedeu!
Então quando o camponês queria chuva ligeira, assim acontecia; quando pedia sol, este brilhava em seu esplendor; se necessitava mais água, chovia mais regularmente; etc.
Mas quando chegou o tempo da colheita, sua surpresa e estupor foram grandes porque o resultado foi um total fracasso.
Desconcertado e meio aborrecido perguntou a Deus por que aconteceu aquilo, se ele havia escolhido os climas que achou adequados.
Mas Deus respondeu – “Tu pediste o que quiseste, mas não o que de verdade convinha. Nunca pediste tormentas, e estas são muito necessárias para limpar a semente, afugentar aves e animais que a consomem, e purificá-la de pragas que a destroem...”
Assim acontece conosco, queremos que nossa vida seja puro amor e doçura, nada de problemas.
O otimista não é aquele que não vê as dificuldades, mas aquele que não se assusta com elas, não se deixa ultrapassar.
Por isso podemos afirmar que as dificuldades são vantagens, as dificuldades amadurecem as pessoas, as fazem crescer…
Por isso faz falta uma verdadeira tormenta na vida de uma pessoa, para fazê-la compreender o quanto se tem preocupado com bobagens, por chuviscos passageiros.
O IMPORTANTE NÃO É FUGIR DAS TORMENTAS, MAS TER FÉ E CONFIANÇA EM QUE LOGO PASSARÃO E NOS DEIXARÃO ALGO DE BOM EM NOSSAS VIDAS.
Há derrotas que têm mais dignidade do que a vitória...
 Uma retirada a tempo é em si uma vitória...
O primeiro êxito não significa vitória e o primeiro fracasso não significa derrota.
Pergunta-te se o que estás fazendo hoje te aproxima do lugar aonde queres estar amanhã.
Antes de por uma barreira em tua vida, recorda o que vais deixar dentro e o que ficará fora.

Programação da Semana

Ter 05
Pela manha atendimento do padre e visitas
14h - Pe tem Reunião c/ pastoral da visitação
15h - Pe tem reunião c/ confraria do Carmo - capela são José
17h - Pe tem reunião c/ equipe de liturgia
18h30 - Ensaio de Cantos
19h - Catequese turma Pré 2

Qua 06
- APDCA - tesouraria
19h- Catequese Familiar Pré euc 1
19h30 - Pe tem reuniao c/ comissão da Romaria de Fátima


Qui 07
Corpus Christi
9h - Confecção dos tapetes pelos grupos designados
9h30 - Entrevista do pároco na Rádio Cruz Alta AM

15h - Procissão e missa na matriz de Fátima

As demais paróquias terão missas as 9h

Sex 08
Atendimento do Padre
11h - Programa do Padre Magnus na RCA
14h - Atendimento do pároco
15h- Missa na Matriz
19h30 - Missa A. Flores
Jantar de confraternização da comissão org da festa da paróquia

Sáb 09
Atendimento do Padre
16h - Missa na capela Sta Terezinha
18h - Missa na Matriz
19h30 - Missa capela São Judas

Dom 10
9h - Missa na Matriz
10h30 - Missa c/ festa na capela Santo Antonio - B. Sto Antonio

19h - Missa na Matriz