O ROSÁRIO E A REZA DO TERÇO
ORIGEM DA AVE MARIA:
Ninguém duvida da origem bíblica da Ave Maria. A primeira parte está presente no anúncio do anjo a Maria: “Ave Maria, cheia de graça.....” – a segunda parte se refere à grande alegria da Isabel quando da visita da Virgem Maria: “... bendita és tu entre as mulheres...”. A invocação: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós foi introduzida após a idade média.
A prática da reza da Ave Maria, bem como da oração do Pai Nosso entraram na vida de piedade dos fiéis desde os primórdios da Igreja.
O NOME ROSÁRIO:
O NOME Rosário se deve aos monges nos mosteiros da idade média e que tinham grande ascendência no meio do povo fiel. Estimulavam a reza de 150 Ave Maria separadas em dezenas e intercaladas por Pai Nosso e meditação dos mistérios. Essa prática de piedade se tornou comum. Quanto ao fato de existirem correntes com contas, pedras e outros materiais foi para facilitar a contagem das preces. Existiram fabricantes desde os primórdios da Igreja que vendiam esse produto aos mosteiros e aos fiéis.
Conta-se que no século XIII um monge cisterciense se comprazia em recitar 50 Ave-Marias, as quais emanavam de seus lábios como rosas que se iam depositar na cabeça da Virgem Maria. Daí o nome rosário. Os fiéis aceitaram espontaneamente e se tornou comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário