terça-feira, 11 de dezembro de 2012


CATEQUESE
- Reunião com todas as catequistas da paróquia para avaliação do ano, planejamento da catequese 2013 e confraternização. Dia 08  SAB às 14h na Matriz. Indispensável a presença de todos.






DICA DE LEITURA



DICA DE LEITURA
Autor: Sidney Oliveira
Editora: Nova Leitura
Deus Médico dos Médicos traz uma série de informações preciosas para levar um vida melhor e mais saudável. No livro há dicas importantíssimas sobre alimentação como consumo de alimentos funcionais e fitoterápicos e chás. Para completar o leitor encontra dezenas de receitas para colocar em prática a busca pela prevenção das doenças. A obra é elaborada por Sidney Oliveira e por Dom Fernando Figueiredo.

Trata da prevenção de doenças através dos alimentos e da fé. Além de discutir e explicar os alimentos e seus princípios ativos os autores também se preocuparam em oferecer ao leitor uma parte prática por isso incluíram na obra uma série de receitas para ninguém mais poder dizer que não come este ou aquele alimento porque é ruim. 

AGENDA PAROQUIAL


AGENDA PAROQUIAL  

CRISMA de Adultos
DIA 09 DOM às 9h na Matriz

BATIZADOS -
- Dia 15 SÁB às 16h – necessita fazer a inscrição (Trazer certidão de nascimento e comprovante de residência)

CONFISSÕES NA IGREJA MATRIZ c/ padres da região
- Dia 21 SEX às 19h

PREPARAÇÃO LITURGIA (Missas)
- Todas as terças-feiras às 18h preparação da liturgia.

ENSAIO DE CANTOS
- Todas as quartas-feiras às 19h na matriz

APOSTOLADO DA ORAÇÃO
- Primeira sexta-feira do mês: Hora Santa às 17h após Adoração e Benção do Santíssimo
- REUNIÃO MENSAL – última SEX do mês às 16h30

PASTORAL DA VISITAÇÃO
-  Encontro de capacitação 1ª TER dia 04  às 14h – Matriz

 CONFRARIA DO CARMO
- 1ª TER dia 04  Encontro de estudos e confraternização, na capela São José às 15h.

GRUPO DE ORAÇÃO
- Todas as quartas-feiras às 14h

Renovação Carismática Católica – RCC
 - Todas as 5ª feiras às 19h30min – Agora na sala 4

Grupo de Oração JOVEN – RCC jovens
- Todos os sábados às 15h na Matriz

AJEN (Fazenda de Recuperação de dependentes Químicos)
- Todas as Quintas-feiras à tarde o padre Magnus presta atendimento espiritual à Comunidade  Terapêutica Jesus de Nazaré – End: BR 158, km 212, Passo dos Alemães – C. Alta.

CPEA – O Conselho paroquial de economia e administração
Reunião Mensal no dia 21 QUA às 19h – Local: Sala de Reuniões

PASTORAL DO DIZIMO
- Reunião mensal dia 28 QUA às 20h – Local: Sala de Reuniões

CAMPANHA NATAL SOLIDÁRIO
- Entregue na secretaria paroquial ou nas capelas durante a missa do mês, GENÊROS ALIMENTICIOS E/OU MATERIAL DE HIGIENE E LIMPEZA.

Agenda Missas


MISSAS:
SEX – 18h
SÁB – 18h
DOM – 9h
                                   19h
 - Dia 15 SÁB às 19h – Missa de Ação de Graças pelos 10 anos de Ordenação Presbíteral do Pe Magnus.

Programação de Natal e fim de ano
DIA 24 SEG – missa do Galo às 21h
DIA 25 TER – missa somente às 9h
DIA 31 SEG – missa às 21h


COMUNIDADE PERPÉTUO SOCORRO
Enquanto  a Igreja estiver em reforma não haverá missas e/ou celebrações

COMUNIDADE MENINO JESUS
Dia 02 DOM – às 10h30 missa c/ FESTA

COMUNIDADES STA TEREZINHA
DIA 07 SEX – às 20h  missa

COMUNIDADE SÃO JOSÉ
DIA 08 E 29 SÁB às 19h30 missa

COMUNIDADE NSA SRA DAS GRAÇAS
Dia 09 DOM – às 10h30 missa c/ FESTA

COMUNIDADE NSA SRA DA SALETE
Dia 13 QUI – às 20h30 missa

COMUNIDADE RAINHA DOS APÓSTOLOS
Dia 14 SEX – às 20h30 missa 

COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO
Dia 16 DOM – às 10h30 missa

COMUNIDADE NSA SRA APARECIDA
Dia 18 TER – às 17h  missa 

COMUNIDADE SÃO LUCAS
Dia 18 TER – às 18h30 missa

COMUNIDADE SANT’ANA
Dia  18 TER – às 20h missa

COMUNIDADE SÃO JUDAS TADEU  
Dia 22 SÁB  – às 16h missa 

No Ano da Fé é importante proclamar


c. No Ano da Fé é importante proclamar

Bento XVI, com muita sabedoria, alerta que muitos cristãos sentem “maior preocupação com as consequências sociais, culturais e políticas da fé do que com a própria fé, considerando esta como um pressuposto óbvio da sua vida diária” (Porta Fidei,2). Diante dos desafios que nos apresentam a sociedade secularizada, nossa primeira reação é lançar-nos a fazer algo. Desejamos, justificadamente, e nos esforçamos, com boas intenções, por unir pessoas, grupos e entidades para combater aquilo que consideramos como nocivo ao cristianismo e à humanidade.
Considero importantes todas as iniciativas que visam promover nossa fé e incidir positivamente na sociedade e que contenham o avanço do mal que se alastra em nossa cultura. Mas, o que seriam dessas iniciativas de luta e de força, de combate e embate sem a fé? Não vejo os primeiros cristãos se conjurando para dominar as instituições através da força e do poder. A ação mais importante e fecunda de nossos primeiros irmãos foi, a partir de experiência que nasce do encontro pessoal com Cristo, testemunhar com a própria vida que Deus existe. Os pagãos se sentiam atraídos pela beleza da fé católica e pela caridade com que viviam os primeiros cristãos, e chegavam a exclamar: “Vede como se amam” (Tertuliano, Apol.,39).
É na caridade, na alegria, no entusiasmo e na felicidade da vivência de nossa fé que iremos permear o mundo da esperança e do amor cristão. É no respeito, no diálogo aberto, sincero e inteligente que construiremos pontes entre a Fé e o mundo contemporâneo. Já existem muitos muros! Aprendamos a difícil arte de escutar, entender, compreender e defender sem medo nossa fé, com serenidade e respeito a evangelização e nossas ações sociais só produzirão efeito a partir do momento em que cada cristão tiver um encontro pessoal com Cristo. Nossa fé não é fruto de uma decisão, mas de um encontro, e só a partir desse encontro nossa evangelização será uma luz que atrai por sua beleza divina.
Onde se realiza esse encontro? Não se é cristão sozinho. O ser humano é um ser social por natureza. É na comunidade de fé e na Igreja, como custódia dos sacramentos de Cristo, que encontraremos, renovaremos e promoveremos nossa fé. Só podemos nos dizer plenamente cristãos se encontrarmos nossos irmãos na oração, na eucaristia e na reconciliação. Sem comunidade não há família cristã. É através do mistério do Corpo Místico de Cristo onde toda a Igreja se encontra. É na liturgia e nos sacramentos que toda ação tem sentido. “Sem a liturgia e os sacramentos, a profissão de fé não seria eficaz, porque faltaria a graça que sustenta o testemunho dos cristãos” (Porta Fidei, n.11).
É na vivência comunitária de nossa Fé que encontramos o amor de Cristo. Sua Santidade afirma que “é o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje, como outrora, Ele envia-nos pelas estradas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28, 19)” (Porta Fidei, n.7).
O católico tocado pela fé é uma das provas e evidências mais fortes da existência de Deus. Quando conheço um cristão coerente, vejo um milagre da criação. Vejo Deus na Terra e percebo que não há trevas que possam invadir um mundo dominado pela luz da fé, pelo sal do testemunho e pelo bálsamo da caridade. Em cada um de nós, de certo modo, se realizam de maneira plena as palavras de Cristo: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos (Mt 28,20)”.
Peçamos a Nosso Senhor Jesus Cristo a graça de viver nossa fé com toda nossa alma, com todo nosso coração e com todo nosso entendimento. Só assim seremos o que temos de ser e transformaremos o mundo. Só em Cristo, por Cristo e com Cristo conseguiremos transmitir os tesouros de nossa fé e incidir positiva e efetivamente na sociedade.
 (Continua na próxima edição)

PALAVRA DO PÁROCO


PALAVRA DO PÁROCO
Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente.
Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.
Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos frequentemente.
Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho.
Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.
Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.
Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.
Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos. Estamos na era do ‘fast-food’ e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.
Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados. Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas “mágicas”. Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na despensa. Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar ‘delete’.
Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Lembre-se dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer. Lembre-se de dizer “eu te amo” à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, ame... Ame muito.
Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro. O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem!
Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado

UM TEMPO EXTRAORDINÁRIO


UM TEMPO EXTRAORDINÁRIO
            Quando chega dezembro a comunidade se agita. Com tantas novidades anunciadas pelos meios de comunicação, as ruas e as lojas fervilham de tantas atividades. O foco de toda a movimentação é a grande festa. É bonito de ver que todos estão empenhados na preparação.
            Não se conhece, na história humana, um aniversário que mobilize a humanidade inteira. É extraordinário perceber-se que o aniversariante mexe com todo mundo, embora tenha nascido de uma família humilde e sem expressão, que era conhecida como a família do carpinteiro José.
            Como pode um nascimento tão humilde movimentar palácios, mansões, casas de ricos e pobres, poderes públicos de todos os níveis, meios de comunicação, para a mesma festa? Por que espaços públicos, ruas e praças são engalanados, enfeitados, iluminados? Por que se cria em toda a parte esse clima de festa?
            Não se tem a capacidade de entender esse fascínio pela festa de Natal. O que se sabe é que não é por acaso. Tudo é deixado para acontecer nesse dia: o presente especial, a declaração de amor, o pedido de casamento, o noivado, o abraço, o beijo, o perdão, a solidariedade, a ajuda, a compaixão, o sorriso sincero, o olhar iluminado. É, de fato, um tempo extraordinário. É a festa da esperança.
            Maria, a Mãe de Jesus, afirma: “O Menino nasceu como se um raio de luz atravessasse um cristal de forma límpida”. Maria estava encantada com o nascimento de seu filho. José mantinha a fogueira acesa, não muito alta, para evitar a fumaça, mas, dizia a Mãe de Jesus, a gruta estava tão iluminada como se uma luz muito forte estivesse ali, iluminando. O Menino era a própria luz.
            Se no dia de Natal os seres humanos se tornam mais sensíveis e a bondade e a fraternidade caracterizam o seu agir, é porque Jesus, o Salvador, está encontrando as portas dos corações abertas para o amor.
            Se a preparação da festa de Natal foi um tempo extraordinário, agitando os corações, não é menos importante o tempo litúrgico que a Igreja consagra na preparação da vinda de Jesus. A Igreja, a comunidade, tudo é direcionado para o extraordinário significado do nascimento do Salvador do Mundo. Todas as celebrações são caracterizadas pela alegria e pela proclamação da paz e do amor, essenciais para a sobrevivência da humanidade.
            Pensemos também qual será nossa atitude na comunidade depois do Natal. Que esse tempo extraordinário nos motive a participar, desenvolvendo o espírito fraterno e a solidariedade.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Novo Coordenador de Pastoral

Nosso pároco Pe Magnus Camargo foi nomeado nesta terça-feira dia 27 de novembro Coordenador Diocesano de Pastoral. Continuará sendo pároco da Paróquia Nsa Sra de Fátima.  Nossas felicitações nesta mais nova missão.

Pe Magnus é nomeado novo Coordenador Diocesano de Pastoral


Dom Frederico Heimler, Bispo Diocesano de Cruz Alta,  comunica as seguintes transferências de padres para 2013:
1.      Pe. Itamar Fiuza de Matos– Capelão Militar(Uruguaiana).
2.      Pe. Ari Braganholo- Paróquia São Sebastião – Campos Borges.
3.      Pe. Marcos Rogério Denardi – Irá para Roma- 2º Semestre de 2013 fazer Doutorado.
4.      Pe. Magnus Camargo da Silva - assume a Coordenação Diocesana de Pastoral.
5.      Pe. Tiago Adão Megier – SAV (Serviço de Animação Vocacional) e Setor Juventude– CDFP.
6.      Pe. Eliseu Lucas Alves de Oliveira – Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Ibirubá.
7.      Pe. Aldecir Corassa – Pároco (2ª Semestre) - na Paróquia São José – Pejuçara.
8.      Pe. Cristiano Segabinazzi – Cooperador naParóquia São Jorge - Espumoso.
9.      Pe. Sandro Gianluppi –Cooperador naParóquia Divino Espírito Santo – Catedral (Finais de semana).

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Som do sino Igreja vira caso de polícia


15/11/2012 21h14 - Atualizado em 15/11/2012 21h14

Som de sino eletrônico de igreja vira 




caso de polícia em Cruz Alta, RS


Barulho de relógio divide opinião de moradores do município gaúcho.
Morador prestar queixa, e padre é chamado para dar esclarecimentos.

Do G1 RS
3 comentários
O som do relógio de uma igreja virou caso de polícia em Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul. E o padre é apontado como responsável por perturbar a tranquilidade de alguns moradores, como mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).
De hora em hora, o relógio desta igreja no centro do município emite um som, semelhante às badaladas de um sino. O barulho divide opiniões. “Isso já é tradicional, não incomodava antes, porque vai incomodar agora?”, questiona um morador. “Quem passa aqui não atrapalha, mas quem mora por perto atrapalha”, afirma outro.
O costume gerou outra reação de um morador. O homem, que se recusou a dar entrevista, decidiu prestar queixa na polícia. O padre responsável pela igreja, Magnus Camargo, foi chamado para prestar esclarecimentos. “Chegando na delegacia é que eu realmente soube que fui chamado por causa da perturbação do sossego”, diz o padre.
Não é a primeira vez que a paróquia enfrenta problemas por causa do relógio. Em 2009, a igreja foi multada por descumprir uma decisão, que obrigava a diminuição do volume, a cada mudança de hora. E desde maio deste ano, por ordem da Justiça, o som só pode ser emitido de segunda a sábado, entre 7h e 20h. E nos domingos e feriados, somente das 9h às 18h.
Nesta quinta-feira (15), foi feita uma nova aferição para verificar se o som do sino eletrônico está acima dos 75 decibéis permitidos. “A gente tem vindo regularmente fazer esta medição. os índices não ultrapassam 75 decibéis”, garante o diretor do Departamento de Trânsito do município, Mário Sérgio Olivesky.
Esta semana o caso também foi encaminhado à Justiça. Uma audiência pública entre o padre e o morador incomodado foi marcada para fevereiro do próximo ano. “Nós vamos continuar cumprindo a decisão da Justiça que estabeleceu os dias e horários. A gente fica indignado por uma questão dessas, porque, de repente, poderia me ver fichado na polícia”, desabafa o padre.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.

sábado, 3 de novembro de 2012

9 perguntas Ano da Fé


9 perguntas sobre o Ano da Fé
No próximo dia 11 de outubro começará o Ano da Fé (aqui na paróquia faremos a abertura nos dias 19-20 e 21/10), convocado por Bento XVI. Mas de que se trata? O que deseja o Santo Padre? O que se pode fazer?

1. O que é o Ano da Fé?
O Ano da Fé “é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo” (Porta Fidei, 6).
2. Quando se inicia e quando termina?
Inicia-se a 11 de outubro de 2012 e terminará a 24 de novembro de 2013. (Aqui na paróquia faremos a abertura nos dias 19-20 e 21/10)
3. Por que nessas datas?
Em 11 de outubro coincidem dois aniversários: o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e o 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica. O encerramento, em 24 de novembro, será a solenidade de Cristo Rei.
4. Por que é que o Papa convocou este ano?
“Enquanto que no passado era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que já não é assim em grandes setores da sociedade, devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas”. Por isso, o Papa convida para uma “autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”. O objetivo principal deste ano é que cada cristão “possa redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo”.

5. Quais meios assinalou o Santo Padre?
Como expos no Motu Proprio “Porta Fidei”: Intensificar a celebração da fé na liturgia, especialmente na Eucaristia; dar testemunho da própria fé; e redescobrir os conteúdos da própria fé, expostos principalmente no Catecismo.
6. Onde terá lugar?
Como disse Bento XVI, o alcance será universal. “Teremos oportunidade de confessar a fé no Senhor Ressuscitado nas nossas catedrais e nas igrejas do mundo inteiro, nas nossas casas e no meio das nossas famílias, para que cada um sinta fortemente a exigência de conhecer melhor e de transmitir às gerações futuras a fé de sempre. Neste Ano, tanto as comunidades religiosas como as comunidades paroquiais e todas as realidades eclesiais, antigas e novas, encontrarão forma de fazer publicamente profissão do Credo”.
7. Onde encontrar indicações mais precisas?
Aí se propõe, por exemplo:
- Encorajar as peregrinações dos fiéis à Sede de Pedro;
- Organizar peregrinações, celebrações e reuniões nos principais Santuários. (Em junho de 2013 um grupo de peregrinos da paróquia irá à Roma e Fátima).
- Realizar simpósios, congressos e reuniões que favoreçam o conhecimento dos conteúdos da doutrina da Igreja Católica e mantenham aberto o diálogo entre fé e razão.
- Ler ou reler os principais documentos do Concílio Vaticano II.
- Acolher com maior atenção as homilias, catequeses, discursos e outras intervenções do Santo Padre.
- Promover transmissões televisivas ou radiofônicas, filmes e publicações, inclusive a nível popular, acessíveis a um público amplo, sobre o tema da fé.
- Dar a conhecer os santos de cada território, autênticos testemunhos de fé.
- Fomentar o apreço pelo patrimônio artístico religioso.
- Preparar e divulgar material de caráter apologético para ajudar os fiéis a resolver as suas dúvidas.
- Eventos catequéticos para jovens que transmitam a beleza da fé.
- Aproximar-se com maior fé e frequência do sacramento da Penitência.
- Usar nas escolas ou colégios o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.
- Organizar grupos de leitura do Catecismo e promover a sua difusão e venda.

8. Que documentos posso ler por agora?

9. Onde posso obter mais informação?
Visite o site www.annusfidei.va  ou no blog da paróquia 

Informações


Informações

·         Blog da Paróquia: http://paroquiadefatimacruzalta.blogspot.com/
·         No facebook: Paróquia Nsa Sra de Fátima
·         Programa Radiofônico do Pe Magnus – SEX às 10h40 na RCA 1140
·         Programa das paróquias Sáb às 7h40 na RCA 1140

Dizimo



DÍZIMO
 Sou dizimista porque estou devolvendo a Deus aquilo que não é meu. “É coisa consagrada a Deus”. (Lv 27,30)


Neste espaço queremos também parabenizar a todos os DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES do mês de NOVEMBRO de todas as nossas comunidades.
Que Deus em sua infinita bondade derrame as mais ricas bênçãos e lhes conceda muitos anos de feliz vida.

Editorial de novembro


EDITORIAL


Iniciamos o mês de novembro comemorando a festa de todos Santos e Santas, que de um modo ou de outro deram sua contribuição para o projeto de Cristo. São exemplos de vida, de humildade e obediência á Deus. Nós católicos acreditamos que os Santos são nossos intercessores por estarem próximos de Deus.
Fazemos memória de todos os falecidos, nossos parentes, amigos e tantas pessoas que nos deixaram para irem habitar a casa do Pai Celeste. Nascemos predestinados de que um dia retornaremos para casa. Todos têm um tempo neste mundo, para aproveitarmos as maravilhas que nos é proporcionado. Ninguém tem a resposta para a morte, é uma perda irreparável, que nunca será esquecida e sim com o tempo amenizada. Saudade sim, tristeza não.
No ultimo domingo desse mês encerramos o Ano Litúrgico B, que é a vida de Jesus Cristo celebrada e vivida em comunidade.  Iniciamos um tempo novo chamado de Advento, nos preparamos para chegada do Salvador.
Somos chamados a realizar a liturgia (missa) de maneira mais plena, para que realmente possamos fazer o verdadeiro encontro com Cristo.  Queremos resgatar alguns costumes para melhor celebrar a eucaristia. Toda liturgia é a memória do Mistério pascal de Cristo Jesus, Ele que se faz presente, se oferece a nós em sacrifício, somos todos irmanados pelo grande amor de Deus, ao mesmo tempo somos convidados a vivencia-lo e testemunha-lo em nossa vida.
Nossa fé precisa de cuidados, de mais atenção, por isso, nesse tempo em que  nosso Papa Bento XVI nos convoca para fazermos uma reflexão de nossa fé, cada vez mais buscar  a Deus  de todo o nosso coração.
Possamos fazer a verdadeira experiência com Deus em nosso íntimo, buscar sempre estar conectados com a Palavra e a Eucaristia, nunca deixando de servir os irmãos necessitados, porque é nesses excluídos que Deus se faz presente. Não ter a vergonha de anuncia a Boa Nova, senão um dia seremos também motivo de vergonha.
Que os temas abordados nesta edição sejam úteis e que possam ser em favor da sua caminhada cristã. Desejamos a você uma boa leitura!

Catequese novembro


CATEQUESE
Catequese Familiar novembro (Matriz):
Pré-Eucarístia:
TURMA 1 - DIA: 07/11 (quarta-feira) 19h
TURMA 2 – DIA:08/11 (quinta-feira) 19h
Eucarístia: DIA 14/11 (quarta-feira) 19h
Pré-Crisma: DIA 21/11 (quarta-feira) 19h
Crisma: DIA 28/11 (quarta-feira) 19h


- Lembramos a todos(as) catequistas da Paróquia para encontro de avaliação, confraternização e encerramentos dos trabalhos e avisos para o próximo ano, ocorrerá no dia 08 de Dezembro a partir das 15h no salão paroquial. Contamos com sua presença.
- Convidamos a todos para a Ordenação Presbiteral do Diácono Eliseu Lucas Alves de Oliveira, que acontecerá na cidade de Ijuí no dia 28/12. Mais informações na secretaria da coordenação da catequese. Faça sua inscrição até o dia 15/12.
Pare para refletir
Comece o mês de novembro lendo o evangelho de Lucas 4,18-19 e clame pelo Espírito Santo sobre sua vida, seus familiares e pela Igreja; mês dedicado a todos os Santos que nos deixaram um legado de ensinamentos e exemplos de fé, sacrifício e perdão.
Adoremos Jesus Eucarístico, participe da missa com sua família, e faça uma reflexão de sua vida. O que você fez pelos outros? (Por seus irmãos em Jesus Cristo).
Pois, Deus é luz, por isso deixe de adentrar na profundeza de seu coração e iluminar sua vida. Tenha coragem, fé e perseverança na caminhada do Senhor.
(Setor da Catequese Familiar- Ana Amélia e Joel Paim, catequistas da Pré-Crisma)

Cruz peregrina




Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude

- Chegada em Cruz Alta dia 11 às 18h na comunidade Benjamin Nott
- Segue em carreata até o Monumento de Fátima
- 20h30 Missa campal
- 22h Apresentações artísticas de bandas
- 23h30 – Caminhada até a Catedral seguido de vigília durante a madrugada
- Dia 12 SEG às 12h15 – Missa na Catedral



FESTAS NAS COMUNIDADES
Dia 18 Dom  - Capela Santo Antonio às 10h30 e ao meio-dia  almoço à tarde reunião dançante!

Os santos


Os santos
            A Igreja estabeleceu o dia primeiro de novembro para que as comunidades organizassem uma celebração litúrgica para lembrar todos os santos venerados durante o ano.
            Os santos são nossos intercessores junto de Deus. São homens e mulheres que viveram  nas suas comunidades como qualquer pessoa. O que os distinguiu foi a busca pela santificação. Para que isso fosse possível entregavam-se na totalidade de seu ser ao amor de Deus. Seu exemplo encantava e influía no comportamento das comunidades onde viviam. Assim é que a Igreja destaca santos de diversas categorias: adolescentes, jovens, casados, mães, pais, operários, empregados, mendigos, professores, filósofos, juristas, médicos, magistrados, reis e rainhas.
            Sabemos que há muitos santos que vivem em nossas comunidades, dando exemplo de amor profundo a Deus e ao próximo. Pelo exemplo dos santos aprofundamos nossa fé e nosso amor à vida como dom e graça de Deus.
Finados:              
            Os usos e costumes do povo indicam uma reflexão profunda no sentido da vida e no mistério da morte.  As celebrações litúrgicas pelas almas dos entes queridos seguem costumes culturais de cada povo.
            O dia de finados não deve ser visto ou vivido com tristeza, mas com saudade e foco na vida presente. Nossa tarefa é contar com o morrer, mas viver a vida de tal maneira que tenhamos sensibilidade para sua transcendência. O pensamento sobre a finitude de nossa vida deveria despertar-nos para o hoje. Deve ser um estímulo para, finalmente, viver. Aqui e agora.
            Os aborígenes australianos, com sabedoria e simplicidade, explicavam: “Estamos de visita neste momento e lugar. Só estamos de passagem (UMA ÚNICA PASSAGEM). Viemos amar, observar, aprender, crescer e voltar para casa.”
            Assim é que nosso convencimento é como disse Telhard de Chardin: “Você não é um ser humano em busca de uma experiência espiritual. Você é um ser espiritual imerso numa experiência humana.    

Agenda paroquial


AGENDA PAROQUIAL  

CATEQUESE BATISMAL (curso de batismo)
- II SÁB DIA 10 das 14h às 17h -  necessita fazer inscrição p/ curso

BATIZADOS - outubro
- Dia 17 SÁB às 16h – necessita fazer a inscrição (Trazer certidão de nascimento e comprovante de residência)

PREPARAÇÃO LITURGIA (Missas)
- Todas as terças-feiras às 18h preparação da liturgia.

ENSAIO DE CANTOS
- Todas as quartas-feiras às 19h na matriz

APOSTOLADO DA ORAÇÃO
- Primeira sexta-feira do mês: Hora Santa às 17h após Adoração e Benção do Santíssimo
- REUNIÃO MENSAL – última SEX do mês às 16h30

PASTORAL DA VISITAÇÃO
-  Encontro de capacitação 1ª TER dia 06  às 14h – Matriz

 CONFRARIA DO CARMO
- 1ª TER dia 06  Encontro de estudos, na capela São José às 15h.

GRUPO DE ORAÇÃO
- Todas as quartas-feiras às 14h

Renovação Carismática Católica – RCC
 - Todas as 5ª feiras às 19h30min – Agora na sala 4

Pastoral Familiar diocesana
- Reunião na 1ª e 3ª SEX às 20h na sala 4

Grupo de Oração JOVEN – RCC jovens
- Todos os sábados às 15h na Matriz

AJEN (Fazenda de Recuperação de dependentes Químicos)
- Todas as Quintas-feiras à tarde o padre Magnus presta atendimento espiritual à Comunidade  Terapêutica Jesus de Nazaré – End: BR 158, km 212, Passo dos Alemães – C. Alta.

COORDENAÇÃO DA MATRIZ
- Reunião mensal no dia 18 DOM às 20h

CPEA – O Conselho paroquial de economia e administração
Reunião Mensal no dia 21 QUA às 19h – Local: Sala de Reuniões

ENCONTRO VOCACIONAL
- Dias 24 e 25 de novembro no Centro Diocesano de Pastoral

PASTORAL DO DIZIMO
- Reunião mensal dia 28 QUA às 20h – Local: Sala de Reuniões

CAMPANHA NATAL SOLIDÁRIO
- Em Dezembro