quinta-feira, 12 de setembro de 2013

DICA DE LITURGIA





Dica de Liturgia

Silêncio litúrgico
- O silêncio é a condição primária de toda ação litúrgica;
-  Antecipando-se ás palavras e os gestos corporais, o silêncio provoca aquele “clima” ideal no qual a comunidade reunida, de forma nítida e profunda, toma consciência do seu papel de cristão ativo na celebração, do significado global daquilo que celebra  e de cada um dos atos celebrativos ;
- “Afinal, Deus se faz ouvir não no ruído, mas em meio ao silêncio”;
- “O silêncio na liturgia não é cerimônia, é antes  suspensão de todo gesto, Palavra, rito. Não é pausa para descansar durante a celebração, porém , sim é entrar no coração, no cerne, dela. É momento ápice e serve para indicar o Espírito Santo,  a sua presença, a sua ação que leva á contemplação. O espírito fala no silêncio: para ouvi-lo, senti-lo, saboreá-lo, é preciso fazer silêncio. Encher-se de silêncio é inundar-se de Espírito; Onde o mistério é mais profundo , mais alto é no silêncio do nosso coração”.
Alguns lembretes para as comunidades:
- Quando distribuir bombons ou doces  para as crianças:  (ofereça após o término da celebração), pois o CORPO DE CRISTO NÃO DEVE SER IGUALADO A UM SIMPLES DOCE;
- LEITORES quando se dirigirem a Mesa da Palavra para leitura , FAZER  REVERÊNCIA PARA O ALTAR;
- MAIOR PREPARO  DAS PESSOAS QUE VÃO REALIZAR  LEITURA( pegar a leitura com antecedência, não utilizar a “pastoral do laço”). E ao término da Primeira e Segunda Leitura utilizar sempre o termo: PALAVRA DO SENHOR! Sempre no singular, pois Deus tem uma só palavra!

- Que as equipes de liturgia se reúnam para preparar realmente a liturgia, que seja um momento amigável, favorável , de diálogo (não é momento para estar brigando por inveja e picuinhas – que é um contra testemunho) Pois as vezes sem querer podemos  levar para as reuniões problemas pessoais ou familiares que não ACRESCENTARÃO NADA AO ENCONTRO, pelo contrário, até gerando mágoas . Após cada reunião possamos sair enriquecidos  do verdadeiro sentido do que é a liturgia. Que ninguém venha por obrigação, possa vir de livre espontânea vontade. A liturgia é doação, amor. O Espírito Santo, ilumine todas as equipes de liturgia de nossa Paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário