sexta-feira, 3 de junho de 2011

Junho

               Depois de um período intenso de festividades em nossa paróquia iniciamos um novo mês com muitas atividades e festas que nos remetem a uma tradição milenar tendo presente as comemorações aos Santos populares, como assim chamamos, durante o transcorrer do mês de Junho.
            A devoção a SANTO ANTONIO é muito grande e muito vivenciada através da fé naquele santo que popularmente chamamos de santo casamenteiro, mas que antes de tudo devemos ter presente que Santo Antonio é venerado como Santo do pão dos pobres, padroeiro dos namorados ou casais. É neste santo que devemos buscar inspiração, proteção e intercessão para melhor conduzirmos nossa vivência conjugal e de nossa família.
            A alegria do povo está expressa na grande festa de São João, quando intercedemos a São João Batista, dizemos: São João, alegria do povo, rogai por nós! Através de sua pregação, continua sendo exemplo de um modelo de profeta a ser seguido, ele era um dos mais incisivos e proféticos de seu tempo. Sigamos, minimamente, um pouco deste modelo de vida.
            São Pedro e São Paulo, também são festejados no final do mês, e, conhecendo a história deste dois grandes santos, dispensa maiores comentários, se levarmos em consideração o aspecto da conversão e a edificação da igreja, nos basta para também seguirmos seus exemplos de fé e de entrega pela nossa igreja (comunidade).
            É interessante também fazermos referência às comemorações de CORPUS CHRISTI, é a celebração da presença do Cristo Vivo e ressuscitado em nosso meio. Esta presença nos fortalece e nos anima na caminhada. É por este Cristo que vivemos e lutamos em nossa caminhada. É por Sua presença que procuramos com fé e coragem conduzir a vida em família, em comunidade e em sociedade. Enfrentamos todos os desafios que se apresentam no dia a dia com muita fé e coragem.
            Cremos que todas estas celebrações litúrgicas do mês de junho nos ajudarão a sermos melhores cristãos. Temos muitos exemplos a seguir, tendo presente à vida e o testemunho dos santos que comemoramos, basta nos colocarmos a serviço da Igreja com muita disposição, humildade e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário